? hora de agradecer

Róger Araújo *

Cada ano vivido tem um valor sem igual, digno de reconhecimento e de aplausos, se olharmos pela ótica do valor da vida, dom mais precioso que recebemos de Deus. Nosso olhar para com o Criador de todas as coisas é de suprema gratidão, porque até aqui o seu amor tem nos sustentando. Porém, vemos cada vez mais a vida humana valendo menos, menosprezada, depreciada, descartada, e tratada como mercadoria.

Não podemos viver num mundo de faz de conta, onde parece que tudo está bem e florido, a "mil maravilhas". A vida não deve estar fácil para ninguém. Do ponto de vista econômico, profissional ou mesmo pessoal. A vida é uma constante batalha com desafios e contra sensos nas diversas esferas da existência. Sua consistência e sabor não estão na ausência de dificuldades ou problemas, mas na maneira de saber lidar com eles sem deixar de viver ou ainda vivendo de qualquer jeito. Não ignore seus problemas e não viva como se eles não existissem. Apenas não permita que os seus problemas e a falta de êxitos em alguns aspectos, assumam o comando do seu viver.

Eu acredito na força da gratidão e da ternura para com a vida. Saber ser grato é uma atitude própria dos corações generosos, que sabem reconhecer nas pequenas coisas a manifestação de uma força e de um amor maior em cada um de nós. Gratidão para com Deus, o Senhor da vida, que tudo criou para o nosso bem, dispondo o mundo com suas belezas e valores. Se nós, seres humanos não somos capazes de fazer bom uso dos bens criados e nem sermos fraternos uns com os outros vencendo as barreiras do egoísmo, do orgulho e das profundas desigualdades que existem entre nós, isto não diminui a grandeza do amor e da generosidade de Deus para conosco. Na verdade, a gratidão nos torna mais humildes e dependentes do amor Divino. Onde falta Deus e reconhecimento pela grandeza do seu amor, prevalece a cultura da soberba, das desigualdades e da competição.

Sermos gratos a Deus nos leva também a sermos gratos uns com os outros. Não podemos ficar no negativismo da vida e vermos apenas coisas ruins e achar que só tem gente egoísta no mundo. Quanta gente generosa ao nosso lado. Quanta gente nos faz um bem especial com sua presença Não esqueça de agradecer e reconhecer o quanto estas pessoas tornam sua vida melhor.

Que venha mais um ano! Sem fazer "vista grossa", ignorar fatos e adversidades da vida, a postura que tomarmos é que vai direcionar nosso caminho. Que o pessimismo, a descrença, o ódio e o desânimo não sejam os elementos que temperem nossos dias. Mas a capacidade de superação, a força do perdão, da reconciliação, o otimismo e sobretudo a Fé em Deus.

* Padre Róger Araújo é jornalista e membro da Comunidade Canção Nova. É autor do livro "João Paulo II - Uma vida de Santidade" (Editora Canção Nova). Twitter: padreroger

Fonte: Canção Nova

Deixe uma resposta

4 × 2 =