Núcleo de Estudos difundirá a Doutrina Social da Igreja

CNBB com informações da arquidiocese de São Paulo

Com objetivo de aprofundar o estudo e promover a difusão da Doutrina Social da Igreja (DSI), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) criou a Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja (Nedsi).

A proposta é estudar a doutrina com base em seu compromisso histórico de uma sociedade comprometida com a pessoa humana, segundo o Evangelho e os documentos da Igreja. O Núcleo está instalado na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no departamento de teologia prática.

O arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, cardeal Odilo Pedro Scherer, citou trecho da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco, durante cerimônia de apresentação do Núcleo. "Os ensinamentos da Igreja sobre situações contingentes estão sujeitos a maiores ou novos desenvolvimentos e podem ser objeto de discussão, mas não podemos evitar de ser concretos, sem pretender entrar em detalhes, para que os grandes princípios sociais não fiquem meras generalidades que não interpelam ninguém", afirma dom Odilo.

Compromisso

O cardeal Odilo lembrou que o Núcleo é parte integrante dos estudos da teologia, relacionados à antropologia, à concepção de ser humano, das relações humanas e sociais e suas finalidades nas comunidades locais, políticas e internacionais. Inicialmente é constituído por quatro eixos: estudo por temas; cursos e conferências; produção e publicação acadêmica e popular e a escola itinerante.

A cerimônia de apresentação do Núcleo foi realizada no campus Ipiranga da PUC-SP, na terça-feira, 29 de setembro. Reuniu professores, alunos e convidados, com presença da reitora da Universidade, Anna Maria Marques Cintra; do diretor da faculdade de teologia, padre Valeriano dos Santos; e da professora de teologia e coordenadora do Nedsi, Rosana Manzini.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

18 − 12 =