Salina missionária na Feira Internacional de Maputo

Diamantino Antunes

A Salina de Batanhe dos Missionários da Consolata, em Moçambique, fez-se representar na Feira Internacional de Maputo. Este é um projeto sustentável que contribui para as obras sociais dos Missionários da Consolata naquele país africano

A quinquagésima edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) reuniu em Moçambique cerca de três mil expositores de 27 países, de 25 a 31 de agosto, refletindo o desenvolvimento económico daquele país africano. O certame foi inaugurado por Armando Guebuza, Presidente da República, que visitou, entre outros, o pavilhão de Moçambique que albergava as representações das províncias.

A Salina de Batanhe do Instituto Missionário da Consolata, criada em 1966 na Missão de Nova Mambone, estava integrada no pavilhão da província de Inhambane. Carlos Osório, sacerdote, e Margarida Ribeiro Rosa, leiga, estiveram presentes na feira diariamente. Foi uma oportunidade para dar a conhecer aos visitantes as potencialidades da salina, os seus produtos e explicar em detalhe o processo produtivo do sal e flor de sal.

Além do sal vendido, esta foi uma ocasião para dar a conhecer o trabalho dos Missionários da Consolata em Moçambique e fazer contactos com potenciais clientes. Além do Presidente da República, passaram pela montra da Salina de Batanhe o Primeiro-ministro e o Ministro da Industria e Comércio, entre outros governantes. A feira foi visitada por cerca de 70 mil pessoas.

A iniciativa contribui para exprimir uma maior competitividade da salina, levando-a a autossuperar-se, dando o melhor de si e elevando os seus padrões de melhor servir e de preencher os requisitos de qualidade, produtividade e boas práticas do mercado nacional.

A Salina de Batanhe dos Missionários da Consolata produz um sal de boa qualidade, certificado por análises laboratoriais e que é reconhecido e apreciado a nível nacional e internacional. Em 2013, abriu novas áreas do negócio e passou a extrair a Flor de Sal, produto que resulta dos primeiros cristais de sal que se formam e permanecem à superfície das salinas em raras condições atmosféricas. A Flor de Sal é um produto utilizado em alta cozinha.

Este é um projeto sustentável que, alimenta as necessidades da missão de Mambone e contribui para as obras sociais dos Missionários da Consolata em Moçambique. Um sal que nasceu da tenacidade e da entrega dos missionários. Um sal solidário, feito em Moçambique, para o desenvolvimento de todos.

Fonte: http://www.fatimamissionaria.pt

Deixe uma resposta

18 + 18 =