Papa nomeia Religiosa brasileira consultora da Congregação para a Evangelização dos Povos

Rosinha Martins

A superiora Geral das Missionárias Combonianas, Irmã Luiza Premoli, 59, brasileira, natural da diocese de São Mateus, no Espírito Santo, foi nomeada pelo papa Francisco consultora da Congregação para a Evangelização dos Povos. O anúncio foi feito na Sala de Imprensa do Vaticano, no sábado, 13.

"Sinto uma gratidão profunda pela confiança que me foi dada. Esta nomeação não é reconhecimento da minha pessoa, mas o que represento neste momento. Também acho que a minha nomeação está na linha do desejo do papa Francisco de ter mais mulheres nos dicastérios vaticanos", afirmou.

Junto com Irmã Luiza foram nomeados outros Religiosos, a saber, Tarcisius Isao Kikuchi, svd, bispo de Niigata, Japão; Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., arcebispo de Bangui (República Centro-africana); Frei Michael Anthony Perry, Ofm, Ministro Geral dos Frades Menores; padre Louis Lougen,omi, Superior Geral dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

O papa nomeou, também, para esse Dicastério, dois brasileiros: dom Celmo Lazzari, csi, natural de Garibaldi (RS), da Congregação dos Josefinos de Murialdo, bispo titular de Muzuca e Vigário Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Equador; o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani João Tempesta, natural de São José do Rio Pardo (SP).

Sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos

Com a Bula Inscrutabili Divinae, do dia 22 de junho de 1622, o papa Gregório XV criava a Congregação, com o nome de: Propaganda Fide. Esta congregação tem uma tarefa especificamente missionária, de dar as diretrizes, promover a formação de missionários, dar impulso e prover o sustento daqueles que estão em terra de missão, através das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A Congregação até então estava assim constituída: 39 cardeais, 4 arcebispos, 4 bispos, 4 diretores nacionais de POM e 4 superiores gerais. Irmã Luiza Premoli é a primeira mulher, por enquanto, a fazer parte deste Dicastério.

Fonte: CRB Nacional

Deixe uma resposta

5 × quatro =