Países da Pan-Amazônia buscam articular Rede Eclesial de Comunicação

Assessoria de Imprensa

Comunicadores católicos dos países da Pan-Amazônia, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela reuniram-se entre os dias 26 e 28 de agosto de 2014 na cidade amazônida de Puerto Maldonado, Capital de Madre de Dios (Peru) para o 1º Encontro Pan-Amazônico de Comunicadores Católicos. O evento foi promovido pela Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (Aler) e a Associação Católica de Comunicação para a América Latina e Caribe (Signis/ALC).

O encontro reuniu comunicadores, jornalistas, produtores de rádio, de TVs e de cinema, com o intuito de articular esforços e experiências comunicacionais existentes na região, explanaram o contexto social, político e econômico de cada país e a realidade vivida pelas populações urbanas e povos tradicionais da floresta.

Após análise e reflexão sobre a realidade pan-amazônica, houve o compromisso de fortalecer a já existente comunicação encarnada e comprometida com a promoção e a defesa das populações que habitam a região.

Também se discutiu a possibilidade de participação de um membro da equipe, com propostas para a 20ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20) que acontecerá em dezembro de 2014, na cidade de Lima (Peru).

Área pan-amazônica correspondente a cada país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): Brasil representa cerca de 60% da Floresta Amazônica, Peru com aproximadamente 13%, seguido da Colômbia com cerca de 10%; e Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, juntos detêm cerca de 17% da Floresta Amazônica.

"É muito importante nós de diferentes países onde se estende a Amazônia, compartilharmos e visibilizarmos os compromissos já assumidos com o meio ambiente e os direitos humanos dos povos da Amazônia. Essas diferentes ações nos permitem continuarmos com o trabalho e, agora, partirmos em busca de uma ação em rede", ressalta Monica Villanueva, presidente da Signis/ALC.

Monica destaca ainda a necessidade de a equipe continuar a se encontrar e usar as ferramentas já existentes para o favorecimento de um trabalho em conjunto de comunicação. "Uma comunicação autêntica, não só de transmitir dados, informações, compartilhar experiências, mas estabelecer um diálogo entre os diferentes meios sobre o que vem sendo feito em toda a Pan-Amazônia. Isso nos permite um olhar para o horizonte no sentido de assumirmos um compromisso em aterrissar em ações referentes às discussões aqui levantadas em Puerto Maldonado", sublinha a presidente.

Segundo Pedro Sánchez, secretário executivo da Aler, a iniciativa do encontro comprovou o compromisso dos comunicadores católicos que, com sensibilidade social, evidenciam na comunicação a preocupação pela Amazônia, com seus povos originários e os recursos naturais.

"Temos de fazer um trabalho junto com os povos da Amazônia, para a defesa da natureza, defesa da criação, defesa da vida. A comunicação não pode estar de costas a essa realidade. Estamos destruindo a casa da humanidade e não podemos ficar de braços cruzados. Voltamos às nossas realidades com esta tarefa, a de trabalharmos juntos, partilharmos notícias, experiências, relato de vida", adverte o secretário.

Compromisso com a Amazônia brasileira - Os representantes da Signis Brasil, Rede Católica de Rádio (RCR) e Rede de Notícias da Amazônia (RNA), que participaram do encontro, se comprometeram a conectar os trabalhos e articular uma agenda setting nas mídias católicas brasileiras, no sentido de que se compreenda a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas relacionados à Amazônia e a atuação da Igreja no contexto pan-amazônico. Assumiram tal compromisso no sentido de criar e operacionalizar pautas conjuntas e distribuir conteúdos para as mídias católicas.

Eles se dispuseram a pensar e articular a comercialização para a sustentação das mídias, no sentido de realizar seminários e estudos específicos sobre a Amazônia e, também, se comprometeram criar programetes com conteúdos específicos da realidade amazônica, com linguagem global, e disponibilizar conteúdos na rede para as mídias.

A partir do encontro entre RCR e RNA, criou-se o propósito de ampliar o debate da realidade da Pan-Amazônia e formalizar parcerias com a Aler/RCR na formação e integração de um trabalho em rede. E, ainda, pensar e formalizar e concretizar a distribuição e produção de conteúdos em espanhol.

Enfim, os participantes chegaram à conclusão de que, num compromisso conjunto é possível as organizações se coexistirem respeitando o espaço umas das outras e visibilizando no trabalho em rede características que somam e potencializam compromissos no fluxo de formação e informação para uma cultura do cuidado com a Amazônia.

Fonte: Rede Católica de Rádio

Deixe uma resposta

14 + dezesseis =