Encontro da Juventude Missionária do estado de São Paulo

Diego Raposo

Entre os dias 18 e 20 de julho a Juventude Missionária (JM) do estado de São Paulo esteve reunida no Centro Missionário (OCM - Obra dos Cenáculos Missionários), no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulistana, para o Encontro Estadual de Nível II, que teve como tema: "Missão à Luz da Palavra de Deus".

Trinta e quatro jovens participaram oriundos das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Franca, Presidente Prudente, São José dos Campos, Caraguatatuba e Santo Amaro. Esse encontro, mais aprofundado teve como prioridade analisar os documentos da Igreja e despertar os jovens para a sua leitura.

O Encontro começou com acolhida, jantar e oração de abertura na Capela do Centro. Já na sala de palestras, todos se apresentaram, contando sua realidade de JM em sua diocese e Paróquia, sua realidade de jovem dentro da Igreja e comentando a Jornada Mundial da Juventude - JMJ Rio2013, que se realizou no Rio de Janeiro em julho de 2013.

No dia seguinte (19), a santa missa presidida pelo Padre Valdiran, Pároco na região Brasilândia abriu os trabalhos. A formação foi conduzida por Tiago Scalco (Assessor Estadual da Juventude Missionária), que falou especificamente sobre os documentos da Igreja (Aparecida, Ad Gentes e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil). Os jovens estudaram em grupo a exortação apostólica Evangelii Gaudium.

Diego Coelho (Coordenador Estadual da JM), falou sobre o1° Sudestão que acontecerá em Belo Horizonte, MG em novembro. Esse encontro reunirá jovens de toda a Região Sudeste.

No domingo (20), o Encontro começou com a santa missa presidida pelo Padre Mário de Carli (Missionário da Consolata). Após a missa, Tiago falou sobre o projeto dos Lectionautas Brasil, que é dedicado ao estudo da Lectio Divina.

No fechamento do encontro, a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a juventude missionária do estado. São eles: vivenciar a leitura dos documentos da Igreja e dividir isso com os demais; realizar a leitura orante junto com os grupos; o tema de um encontro usando a metodologia da JM ser relativo à Amazônia, para que os jovens dos grupos se sintam parte do projeto missionário que o jovem Diego Raposo (vice-coordenador estadual) participará e por fim, ajuda financeira para que isso se concretize.

O encontro foi encerrado na Capela com o envio missionário de todos, "agora é hora de levar tudo o que foi aprendido durante todo o fim de semana às nossas dioceses", esse foi o compromisso lançado no envio.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Fonte: Juventude Missionária do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

13 − oito =