Próxima encíclica de Francisco é sobre o meio-ambiente, diz Pe. Lombardi

Assessoria de Imprensa

A próxima encíclica do Papa Francisco será sobre o meio-ambiente. Foi o que afirmou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, citado pela agência ‘Ecclesia', à margem do encontro de assessores de imprensa e porta-vozes do episcopado europeu que concluída no último sábado,14, em Lisboa.

A preocupação do Papa Francisco com a salvaguarda da Criação sempre esteve presente nos seus pronunciamentos e mensagens desde o início do seu pontificado. A perspectiva de uma Encíclica sobre este tema, no entanto, ficou mais evidente em 24 de janeiro do corrente, quando o Pontífice recebeu em audiência o Presidente francês François Hollande.

Após a audiência privada com o Papa, que durou 35 minutos, o Hollande participou de uma coletiva de imprensa, onde revelou o teor dos colóquios com o Pontífice. Em relação ao Tratado sobre o Meio-ambiente, ele comentou que o Papa Francisco sentenciou: "Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca, se não é cuidada". "Trabalhemos - acrescentou - para que a Conferência sobre o Clima de 2015 tenha um bom êxito".

Naquela ocasião, Pe. Lombardi já havia declarado que o Papa trabalhava no projeto de um texto sobre temas da ecologia. "A perspectiva é de uma Encíclica. Mas atualmente se trata de um projeto, em estado ainda inicial, de forma que é prematuro fazer previsões sobre tempos de uma possível publicação. Em todo o caso, é importante observar que o Papa Francisco pretende dar um particular destaque ao tema da "ecologia do homem"", afirmou na época.

Em abril deste ano, o Bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler, havia adiantado à RV de que iria colaborar com o Papa na redação da próxima encíclica sobre os pobres e a custódia da Criação.

O Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Dom Cláudio Hummes, afirmou, por sua vez, que "todos vemos a necessidade de um documento sobre o ambiente".

Neste sentido, o cuidado com a Criação e temas voltados ao meio-ambiente tem estado na pauta de diversos encontros, mesmo informais, realizados pelo Papa Francisco, que vem sendo assessorado de diversas maneiras. Reflexões, cartas de ecologistas e professores que se preocupam realmente com a defesa do meio-ambiente foram enviadas ao Papa, afirmou o ativista argentino Gustavo Vera. "Sei que o Papa recebeu tudo e gostou", observou. "A questão do planeta como casa da humanidade, a ecologia centrada no ser humano... serão temas chaves, e acredito que o Papa esteja trabalhando neles", afirmou.

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

4 × três =