Diácono: aquele que cuida, olha e serve a todos

Domingos Forte

Ao som do canto "um dia escutei teu chamado", todos os presentes na Igreja de Santa Margarida, em Curitiba, no dia 9 de Junho, às 10h00 se sentiam concelebrantes de uma festa muito especial: a celebração da eucaristia na qual seria ordenado diácono Innocent Bakwangama Mbisamula.

Presidida por Dom Walmir Alberto, imc, Bispo Emérito de Joaçaba, Santa Catarina, a missa de ordenação contou ainda com a presença de Pe. Luiz Emer, superior dos Missionários da Consolata, no Brasil, Pe. Lírio Girardi, pároco de Santa Margarida, Pe. Job, reitor do Seminário Filosófico Nossa Senhora da Consolata e vários outros membros da família Consolata.

Nascido a 30 de maio de 1981, em Ibambi, República Democrática do Congo, Innocent ingressou no Instituto Missões Consolata, em 2004. Em 2008, chegou ao Brasil, São Paulo, onde realizou seus estudos teológicos. Após os estudos, foi enviado para o Seminário Filosófico Nossa Senhora da Consolata em Curitiba, Paraná, para prestar serviço ao Instituto. Hoje, neste dia tão especial, ei-lo, finalmente, diante de Deus e da comunidade do povo de Deus, reunida em festa, para responder alto e em bom som ao chamado de seu nome: presente! Podemos dizer que chegou o momento de pronunciar o seu SIM definitivo como resposta a Deus que o chama ao ministério do serviço.

"Diácono é aquele que cuida; e cuida quem olha e quem está atento ao que faz falta" foram as palavras da homilia do Bispo que, com certeza, ficaram bem gravadas no neo-diácono e não só. Aliás, o mote escolhido por Innocent para esta sua festa de ordenação diaconal foi uma citação de um versículo da primeira carta de Paulo aos cristãos de Corinto "tornei-me o servo de todos" (1Cor 9, 19). Por isso, é caso para afirmar que o bispo, o novo diácono e a Palavra de Deus estão em perfeita harmonia, ou melhor, a Palavra de Deus dá a sintonia perfeita ao Bispo, ao diácono e a cada um de nós.

Foram duas horas e meia de celebração; o clima era de envolvente alegria. Quem nela participou saiu vivificado. No entanto, a festa, na verdadeira acepção da palavra (como encontro e fortalecimento dos laços), aconteceu na semana que antecedeu a ordenação diaconal: nas visitas às famílias; nos encontros com os jovens e crianças na pastoral e na catequese; na participação em todos os conselhos pastorais comunitários; nas celebrações nas cinco comunidades (Santa Margarida, Santa Helena, Sagrada Família, Nossa Senhora das Dores e São Pedro) que formam a paróquia. Isso, sim, foi uma verdadeira e autêntica consolação!

Para finalizar, um obrigado especialíssimo aos padres: Lírio, Carlos, Job e Elias, e aos seminaristas Dany, Leandro, Abel, Diego, Thiago e Sandrio.

Fonte: Domingos Forte / Revista Missões

Deixe uma resposta

13 + quinze =