Campo Limpo Paulista sediou a 2ª Caminhada dos Mártires

Reinaldo Oliveira

Promovida pela Pastoral Fé e Política, Campo Limpo Paulista, cidade próxima a São Paulo, sediou, no dia 17 de março, a 2ª Caminhada dos Mártires da Diocese de Jundiaí. Ela aconteceu na Paróquia Santo Antônio - Distrito de Botujuru e teve início às 8h30, com o café servido aos participantes. Às 9h00, após a bênção do envio ministrada pelo bispo dom Vicente Costa, padres Geraldo da Cruz Bicudo, Flávio de Lima, o pároco - padre Edmilson de Abreu Silva e o diácono Francisco Terra Aguirra, os mais de 300 participantes saíram da paróquia e percorreram várias ruas, onde foram apontados problemas sociais que afligem os moradores.

Foi bonito e importante ver o bispo dom Vicente, os padres, seminaristas, religiosos, autoridades municipais (vereadores), estaduais - deputado Marcos Martins (PT), líderes dos bairros e pessoas de outras cidades da diocese, orando, cantando, caminhando e vendo os dramas sociais que o povo sofre.

Foram momentos de fé, demonstração do protagonismo de leigos e leigas cristãos que à luz do Evangelho tiveram visibilidade, voz e vez para denunciar de maneira pacífica, a ausência dos poderes públicos no atendimento básico e essencial para uma vida digna. Denunciar a condição precária de moradia com casas construídas em área de risco, tanto de desabamento, quanto a proximidade de área de manancial e/ou degradada, de um atendimento insatisfatório na saúde, com necessidade de grandes deslocamentos para um atendimento ineficiente, de mobilidade urbana com um transporte público caro para percursos pequenos, insuficiente e desconfortável. Pelas ruas sem calçadas, pelo túnel - importante meio de acesso a vários bairros, mas que possibilita a travessia de apenas um veículo por vez, e onde não há calçadas com segurança para os pedestres, do problema de segurança pública e o extermínio de jovens, enfim, de vários outros problemas que são pontuais e atingem a população com dificuldades que afetam a dignidade humana.

De volta à paróquia, realizou-se a solene celebração eucarística, onde no início os caminhantes colocaram no altar as suas bandeiras, faixas, cartazes e pedidos. Na homília, dom Vicente exortou, à luz da Palavra de Deus, próprias da celebração, enriqueceu sua fala com os exemplos de dificuldades que o povo vive, vistos durante a Caminhada, lembrando as palavras do Papa Francisco, de que "é preciso caminhar", para o cristão não ser passível aos acontecimentos e procurar sempre mudar a realidade, considerando sempre os princípios de justiça e igualdade. No final dom Vicente agradeceu a todos que trabalharam para a realização da Caminhada, incentivando com palavras e carinho a participação nos eventos promovidos pela diocese. E no encerramento, um momento e sinal bastante positivo quando o pároco, padre Edmilson, anunciou que breve estará formando a equipe da Pastoral Fé e Política daquela comunidade, contando com a assessoria da equipe da Pastoral Fé e Política Diocesana.

Fonte: Reinaldo Oliveira / Revista Missões

Deixe uma resposta

6 − três =