Exultemos todos no Senhor!

Geovane Saraiva *

Nasceu para nós o salvador do mundo, a felicidade do sentido mais profundo e completo, a partir da realidade frágil de uma criança, de um Deus que se encarna e penetra na história da humanidade, para tornar o humano divino.

Exultemos todos no Senhor! No Natal, sentimo-nos divinamente grandes e hunamente pequenos, no mistério do Filho de Deus, que nos faz compreender a tensão dinâmica nos dois polos, o humano e o divino, associados à misteriosa força vinda das alturas, num Deus homem e num homem Deus. E é no coro dos anjos, no belo e maravilhoso hino: "glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade", que compreendemos a grandeza de um Deus que se manifestou, querendo viver entre os seres humanos.

Eis queridos irmãos e amigos, a belíssima mensagem trazida do céu à terra em primeiro lugar pelo anjo, mensageiro da coorte celeste. "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador que é o Cristo Senhor" (Lc 2, 11).

É exatamente a partir daqui que se inicia uma nova era para a humanidade: a esperança torna-se realidade e a profecia de Isaías se realiza: "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Um menino nos nasceu. Um filho nos foi dado e ele se chama Conselheiro admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz" (Is 9, 1-10).

É Natal e o grande acontecimento: O Verbo se fez carne e se estabeleceu entre nós. Deus se faz homem para o homem se tornar Deus. O céu e a terra trocam seus dons: Deus nos dá seu filho e em troca só quer uma única coisa da nossa parte, um sim ao seu projeto através do nosso amor.

No mundo marcado pelo consumismo, egoísmo e individualismo, todos os gestos e manifestação de alegrias visíveis, luzes e presentes, devem ter como eixo central, Jesus Cristo, luz que ilumina todos que vêm a este mundo e é o grande presente com que Deus Pai presenteia à humanidade. Se assim procedermos, a cultura do Natal que é de amor, de solidariedade, de partilha, de paz e de justiça estará sendo resgatada, sem jamais ofuscar o florescimento da verdadeira alegria e esperança dos filhos de Deus e irmãos uns dos outros.

A todos, meus cumprimentos, no desejo um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.

* Geovane Saraiva é padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), e da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. Pároco de Santo Afonso.

Fonte: Geovane Saraiva / Revista Missões

Deixe uma resposta

19 − dois =