Missionários da Consolata inauguram novo Centro para Diálogo Inter-religioso na Coreia do Sul

Alvaro Pacheco, IMC

Os Missionários da Consolata, presentes na Coreia desde Janeiro de 1988, assinalaram no dia 29 de Outubro, o início de uma nova comunidade com a bênção do novo centro "Fonte de Consolação" pelas mãos do bispo de Tejon, D. Yu Heung Shik Lazaro. Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, incluindo membros do Budismo Zen e do Budismo Won (Budismo nascido na Coreia), pároco e fiéis de Yusong (paróquia local) e vários amigos e benfeitores da Consolata.

Depois de termos abandonado definitivamente o antigo centro "Fonte de Consolação" (inaugurado em Maio de 1999, na localidade de Okkil-dong, diocese de Incheon) no início de Fevereiro deste ano, as obras de construção do novo começaram um mês depois, dado termos já comprado o terreno na localidade de Yusong, na cidade de Tejon. A Eucaristia e bênção do novo edifício foram presididas por D. Yu Lazaro, bispo de Tejon, nosso "velho" amigo, o qual nos acolheu de braços abertos e fraternos na sua diocese.

Após dias de chuva intensa, o sol decidiu banhar-nos com o seu calor, tornando a cerimónia mais viva e familiar. Entre os ilustres convidados já mencionados, encontravam-se também vários sacerdotes da diocese ligados ao diálogo inter-religioso, bem como religiosas pertences a várias congregações. Antes do início da Eucaristia, teve lugar o tradicional corte das fitas, no qual tomaram parte o nosso superior local, padre Pedro Louro, dois monges budistas Zen, uma "kyomonim" (líder religiosa do Budismo Won), D. Yu Lazaro e padre Diego Cazzolato, diretor do nosso centro de espiritualidade para o diálogo inter-religioso.

Durante a homilia, D. Yu Lazaro falou também da sua relação pessoal com o nosso Instituto, iniciada com o padre Paco Lopez, um dos "pioneiros" da Cosnolata na Coreia. O seu carácter afável, o seu sorriso e humor foram apreciados por todos, dando um tom muito familiar a toda a cerimónia. O único "senão" veio no momento da comunhão, quando o Corpo de Cristo teve de ser divido em partes ainda mais pequenas, pois o número de participantes foi superior ao inicialmente previsto. Após a bênção da casa e da oração final, teve lugar um gesto simbólico: foram plantadas três pequenas árvores como expressão da vontade de fazer frutificar os dons da paz, do diálogo, da fraternidade e solidariedade entre as religiões.

Foram também condecorados com uma placa comemorativa os dois construtores, Sr. Kim José (pai) e Kim Mateus (filho), os quais foram também responsáveis pela construção da nossa casa de Yokkok (sede da delegação IMC na Coreia) e do antigo centro de Okkil-dong. O nosso apreço pela dedicação do pároco e dos seus fiéis foi também evidente, porque a sua generosidade e dedicação (com a preparação da celebração e do lanche-convívio) contribuíram em muito para que a celebração fosse um sucesso.

Todos nos felicitaram pela beleza arquitectónica do novo centro e aos que no perguntaram sobre o porquê de uma casa tão "grande", respondemos dizendo que servirá também de futuro seminário e centro de animação missionária. Queremos, acima de tudo, relançar o nosso empenho pelo diálogo inter-religioso, tarefa árdua e difícil, mas conscientes da sua importância no contexto da missão ad gentes, sobretudo aqui na Ásia, berço das mais importantes religiões mundiais.

Fonte: www.consolata.org

Deixe uma resposta

treze − 9 =