Carta das CEBs em Dourados destaca compromisso entre fé e vida

Cecília de Paiva, jornalista

"Nísio Gomes Vive" no meio das CEBs, diz a homenagem feita por participantes do 3º Oestão neste domingo (18), dia em que se completa um ano do assassinato desse líder indígena. Lutas como a do povo de Nísio motivaram os 347 delegados reunidos em Dourados, MS, a elaborarem a "Carta das CEBs Oestão ao Povo de Deus" com as principais abordagens feitas entre os dias 15 e 18 de novembro de 2012.

Os delegados, oriundos de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estiveram sob assessoria do padre Benedito Ferraro, com reflexões fundamentadas pelo método Ver, Julgar e Agir, examinado a partir de passagens bíblicas e documentos da Igreja, tal como o Documento de Aparecida (DA).

A partir do Evangelho, o assessor disse que o julgar é fazer discernimento impulsionado pelo Espírito. "O Espírito é que suscita novos seguidores de Jesus", disse para apontar passagens sobre o "Ver" de Jesus Cristo em suas andanças e ensinamentos, e o "Agir" pelo Anúncio do Reino. Para ele "Ver, Julgar e Agir é buscar ser crítico até o ‘tutano' com as pessoas tendo clareza do que querem para ter como encontrar caminhos", pontuou o também Teólogo da Libertação, revelando dados de assassinatos no Brasil, violência contra a mulher, acidentes de trabalho e de trânsito, população carcerária, entre outros. Ferraro concluiu que "há uma luta em busca de alternativas, e nesse sentido, as CEBs proporcionam uma nova consciência, tanto social, quanto essencial. Assim como Jesus o fez, é a ação a partir da perspectiva do Ver" considera.

Sob essa fundamentação, o conteúdo da Carta elaborada pelos presentes destacou a "ligação fé e vida nas questões indígenas, quilombolas, economia solidária-ecologia, Terra, Política, Juventude e Mulher", em temas relativos à Justiça, Profecia, Serviço, Vida e Romaria, conforme provocações estimuladas pelo assessor e demais contribuições, como a palestra sobre direitos humanos do professor Robson dos Santos, pertencente à Igreja Batista, realçando a atuação ecumênica das CEBs.

A benção de envio aconteceu assim que Padre Vileci Basílio, representante do 13º Intereclesial de CEBs, falou da preparação para receber os 3.500 delegados esperados para a Diocese de Crato, Ceará, entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2014. Relatou itens sobre a organização, programação, características do lugar, pessoas envolvidas e qual o número de vagas por região para irem a esse evento, considerado por ele como "a celebração dos comprometidos nas lutas das pequenas comunidades, onde há solidariedade, amizade e compromisso com a vida no planeta, concluiu o representante com um até logo dito aos presentes.

Confira também:

Caminhada dos mártires e denúncia indígena sinalizam a força das CEBs

Identidade, atuação e fundamentos dos que vivenciam as lutas de CEBs

Encontro de CEBs ressoa voz dos oprimidos em Dourados/MS

Fonte: COMIRE Oeste 1 / Revista Missões

Deixe uma resposta

cinco × três =