Bento XVI em visita ao Líbano

Fernando Altemeyer

Nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 9h30 (hora local) Bento XVI partiu de Roma num voo direto a Beirute. A cerimônia de boas-vindas ao Líbano aconteceu às 13h45 no Aeroporto Internacional Rafiq Hariri. Para esta ocasião estava previsto o primeiro discurso do Papa em terras libanesas. Às 18h00, o Papa visita a Basílica de São Paulo em Harissa e assina a Exortação Apostólica pós-Sinodal.

Já no sábado, 15 de setembro, às 8h00 acontece uma Missa privada. Depois, às 10h00, o Papa faz uma visita de cortesia ao Presidente da República do Líbano, em Baabda. Às 10h50 Bento XVI mantém encontro com os chefes das comunidades religiosas muçulmanas e, em seguida, recebe membros do governo, demais chefes religiosos e diplomatas. Para esta ocasião também está programado um discurso do Papa.

Mudando de cidade, em Bzommar, às 13h30, o Papa almoça com os Patriarcas e Bispos do Líbano e com membros do Conselho Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos. Já em Bkerké, por volta das 18h00, Bento XVI se encontra com os jovens na Praça do Patriarcado Maronita de Bkerké. O Papa fará discurso por essa ocasião.

No domingo, 16 de setembro, último dia de viagem, na capital Beirute, às 10h00, acontece a Santa Missa e a entrega da Exortação Apostólica pós-Sinodal para o Oriente Médio ao "Beirut City Center Waterfront". Em seguida, às 13h20, o Papa almoça na Nunciatura Apostólica em Harissa e, por volta das 16h50, despede-se seguindo para um Encontro Ecumênico no Patriarcado Sírio-católico de Charfet.

No fechamento da Viagem Apostólica, às 18h30, de volta ao Aeroporto Internacional de Rafiq Hariri o Papa faz seu último discurso antes de embarcar de volta para Roma. O Papa volta ao Oriente Médio depois de ter ido à Terra Santa, em 2009. A situação de guerra civil na Síria terá impacto fortíssimo nesta viagem, pois além da imensa fronteira com a Síria, o Líbano tem conexões históricas complexas com seu vizinho. A situação com Israel sempre foi tensa e marcada por invasões, guerras e guerrilhas. Os interesses de russos e norte-americanos na região a tornam explicitamente explosiva. A visita do Santo Padre exercerá papel social, político e religioso explícito em momento crucial do Oriente Médio, mas que é difícil de avaliar.

O Líbano é constituído por uma população: 4.241.356 habitantes dos quais 42 % da população são muçulmanos; sendo xiitas: 20%, sunitas: 16%, drusos 5 % e alawitas 1%.

A Igreja Católica conta com 3 Patriarcados: 3 sedes metropolitanas; 24 circunscrições eclesiásticas; 31 bispos no Líbano. Os católicos, segundo o censo de 2.009 são 2.195.000, isto é 51,77 %.

Entre as oito universidades existentes em Beirute, há uma católica de renome internacional: a Universidade São José de Beirute, fundada em 25 de março de 1881, composta hoje por 13 faculdades, uma escola e 22 institutos especializados, distribuídos em 4 campi de Beirute e 3 centros de estudos universitários em Saïda, Tripoli e Zahlé. O reitor atual é o padre jesuíta René Chamussy.

Fonte: Fernando Altemeyer / Revista Missões

Deixe uma resposta

seis + 15 =