Grito dos Excluídos 2012 - Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população

Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos

Para repercutir o tema deste ano - Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população - a coordenação do Grito dos Excluídos promoverá uma entrevista coletiva. Entre os convidados estão Dom Guilherme, bispo da CNBB na diocese de Ipameri (GO), e representantes de movimentos sociais, como Iury Paulino, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens na Amazônia. A coletiva será nesta quinta-feira, dia 30, na sede da CNBB Sul I, em São Paulo.

A Usina hidrelétrica de Belo Monte é uma das mais polêmicas obras do PAC e encontra-se paralisada por determinação da Justiça. O Grito dos Excluídos não aceita o projeto de construção desta barragem e de outras grandes obras, visto que elas acarretam desalojamentos forçados e mais injustiças no campo e na cidade; desrespeito aos povos indígenas e todo tipo de violação dos direitos humanos.

Também participarão da coletiva Éttore T. Meireles representando a juventude, José Efigênio de Paulo da 25ª Romaria dos/as Trabalhadores/as, Paula Ribas da Associação dos Moradores da Santa Efigênia/Luz e Ari Alberti da Coordenação do Grito dos/as Excluídos/as. Abordarão os temas ligados ao Estado, tais como a precária condição do sistema de saúde, habitação, transporte, educação, o extermínio da juventude. E ainda o grande volume de recursos públicos destinados ao pagamento da dívida pública (em 2011 foram destinados R$ 708 bilhões de reais).

Por isso, o Grito dos Excluídos defende: Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população! Trata-se da manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras frente às ameaças que colocam em risco a natureza e o ser humano. Segundo os organizadores do Grito, é necessário que as organizações populares e setores da Igreja Católica se posicionem sobre estes temas tão importantes.

O Grito dos Excluídos é um evento nacional e em 2012 celebra sua 18ª edição. De 1° a 7 de setembro serão realizadas ações, seminários e manifestações em todo o país, a fim de apontar as características principais do Estado que almejamos para o Brasil.

SERVIÇO:

Data: 30 de agosto de 2012

Horário: 14h30 min.

Local: CNBB REGIONAL SUL I

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 726 - Bairro Bela Vista, São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES:

Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos:

Ari Alberti (11) 2272-0627

Karina da Silva Pereira (11) 9372-3919

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

19 + dois =