Qual o lugar de seu repouso?

Alfredo J. Gonçalves, CS *

Lugar aqui tem sentido figurado, simbólico. A pergunta poderia ser feita de outra maneira: qual o momento, espaço, tempo em que você pode se retirar, afastar-se de tudo e de todos, para encontrar um pouco de paz e recompor as forças? No itinerário corrido do dia-a-dia, especialmente em meio aos apelos do mundo urbano, você se dá conta da necessidade dessa parada? Em termos mais diretos, a oração, reflexão ou meditação ocupam algum lugar no seu calendário codiano?

A tormenta fustiga violentamente as velas de sua frágil embarcação. Ventos fortes e furiosos arrancam-lhe as cordas e quebram-lhe o mastro. Ondas gigantes a viram de um lado para outro, como casca de noz. A tempestade não dá trégua: a bússola não funciona, tampouco o leme obedece a seus movimentos desesperados. A água começa a penetrar por buracos cada vez mais numerosos. Nuvens densas e sombrias escondem o horizonte. O céu troveja, rasgado por raios ziguezagueantes de fogo assustador. Você perdeu o rumo do porto e do farol: se vê como que órfão, perdido e só! O que fazer, velho e errante Ulisses?

Onde você se refugia quando os braços, impotentes, não conseguem retomar o pulso dos remos e a embarcação, solitária e à deriva, ameaça afundar-se? A que porto conduzir esse corpo, cansado e abatido pela fúria do mau tempo que insiste em abater-se sobre o céu de sua existência? Como organizar essa cabeça, febril e agitada de tantas preocupações e problemas sem remédio? O que fazer para que suas pernas, dobradas sob o peso da dúvida e do medo, do escuro e da falta de sentido, reencontrem o caminho? Como encontrar forças para que elas possam dar um passo, um apenas, por menor que seja?

Em outras palavras, em que praia o deixa o mar quando, bravio e espumoso, o expulsa das águas tranquilas? O lugar é deserto ou habitado? Se habitado, os moradores lhe estendem os braços como anfitriões acostumados a receber estranhos e desconhecidos? Saudam-no como a um irmão ou o tratam como inimigo? Acolhem-no e o levam ao rei ou ao senhor do lugar, para que seja apresentado com um hóspe ilustre? Ou, ao contrário, arrastam-no como prisioneiro e espião? Sua recepção reveste-se de uma atitude de desconfiança, de combate ou de festa? Os serviçais do castelo ou alguma família o conduzem a uma casa, uma mesa e uma cama, para reparar os ossos quebrados e as forças fragmentadas?

Se o lugar é de deserto, há ali árvores ao abrigo das quais vovê posssa encontrar descanso, sombra e fruto? Existe por perto alguma fonte de água fresca que abrande sua sede? Pode-se ouvir a voz dos pássaros, das cachoeiras, da brisa ou a melodia silenciosa da criação, onde recuperar o impulso vital da existência? Voltou a brilhar a luz do sol, fonte de vida e de um novo respiro? Seus raios são capazes de secarem suas roupas molhadas, espantar o frio, a solidão e a tristeza? É possível encontrar alguma pedra, onde sentar, meditar, repousar? Você tem reservas de oxigêncio que possam alentar o fôlego para recomeçar a travessia? Sabe pelo menos o ponto exanto onde foi parar, altitude, latitude e longitude? Pode orientar-se no infinito de um universo vazio e indiferente, é capaz de decifrar o direção a ser tomada? Para onde dirigir-se, velho e errante Ulisses?

Não faltam tempestades e motivos de tropeço em nossa travessia, como não faltaram no velho personagem de Homero, ou no Dom Quixote de Miguel Cervantes. Elas podem ser de ordem pessoal, familar, social, econômica ou política. Doença e morte, separação e desencontro, desânimo e inquietação, desemprego e subemprego, exploração pobreza, fome e miséria, dúvidas e incertezas, discórdias conflitos - eis o rol sem fim das tormentas que rugem à porta. Aliás é costume dizer que uma desgraça nunca vem sozinha. Também se diz que depois da tempestade vem a bonança. Tudo isso, evidentemente, nos deixa inseguros, num clima permanente de instabilidade. Como se nos mantivéssemos permanentemente equilibrando-se no fio tênue sobre um abismo. Diria Simone De Beauvoir que "as estrelas se apagaram no céu, os marcos desapareceram da estrada e o chão fugiu debaixo dos pés".

Disso resulta a necessidade de pontos de referência para escapar ao naufrágio que nos ameaça a toda hora. Aliás, não foi diferente com Jesus de Nazaré, o profeta itinerante da Galiléia e seu punhado de companheiros. Vez por outra, Ele tinha de retirar-se a um lugar à parte, no deserto, ou na montanha. Costumava retirrar-se só, com o grupo ou com alguns amigos mais íntimos, dependendo das circunstâncias. O cerco da turba insaciável o inquietava, precisava refletir. "Vamos sozinhos para um lugar deserto, para que vocês descansem um pouco" (Mc 6,31), pois a multidão em tumulto queria fazê-lo rei. Refeito e nutrido com o oxigênio da Casa do Pai, passa a alimentar os famintos e sedentos: "Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso" (Mt 11,28).

Voltando às perguntas iniciais, num universo moderno e pós-moderno de relativismo crescente, que lugar reservamos para a busca de novas relações e referências que nos sustentem? Temos tempo e espaço para isso? Ou mergulhamos de cabeça no turbilhão de modismos que se nos apresentam diariamente? Deixamo-nos levar pela corrente, ou encontramos forças para remar e navegar rio acima em busca das motivações mais profundas de nossa trajetória histórica? Numa palavra, o desafio aqui é redescobrir nosso ponto de partida, o foco central de nossa caminhada terrestre e os meios para alcançá-lo. Saber separar o absoluto do supérfluo, o inegociável daquilo que se pode abrir mão, o essencial do secundário, o trigo do joio.

Tais interrogações exigem uma parada para o silêncio, a oração e a meditação. Quem nunca é capaz de parar, também não será capaz de passos novos e criativos. Estes, sejam individuais ou coletivos, nascem, crescem e se fortalecem no terreno da avaliação e reflexão. Quem jamais se detém está condenado a repetir os próprios passos ou os passos dos outros. Parar é aprender a recriar o caminho e o rumo a ser tomado. Da mesma forma que o silêncio é o terreno propício à palavra livre e ousada, viva e criativa. Só é capaz de palavras novas quem sabe silenciar e ouvir.

* Padre Alfredo J. Gonçalves é assessor das Pastorais Sociais e superior Provincial dos missionários Carlistas.

Fonte: www.provinciasaopaulo.com

Deixe uma resposta

19 − dezesseis =