Pastoral da Juventude Rural na Bahia realiza encontro de formação e discute 5ª Semana Social Brasileira

Gilmar Andrade

O Centro de Formação Flor do Mandacarú na cidade de Monte Santo - BA, acolheu entre os dias 30 de março e 01 de abril, um encontro de formação da Pastoral da Juventude Rural - PJR da região de Bonfim e Serrinha. Estiveram presente 55 jovens representando 8 municípios (Araci, Antônio Gonçalves, Cansanção, Monte Santo, Queimadas, Retirolândia, Valente e Santa Luz).

A PJR é um serviço pastoral voltado aos jovens e das jovens do campo. Tem como missão: Evangelizar e conscientizar a juventude camponesa, especialmente as jovens e os jovem empobrecidos, e formar militantes cristãos, discípulos missionários de Jesus Cristo, para contribuir na transformação da sociedade, assumindo a construção do Projeto Popular do Campo, articulando com a sociedade a lutar pela vida do Planeta Terra.

A PJR é uma organização nacional, presente em 20 estados, articulada com as demais Pastorais da Juventude, na Pastoral da Juventude do Brasil. Na Bahia a PJR está presente nas Dioceses de Alagoinhas, Bonfim, Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Feira de Santana e Teixeira de Freitas e Caravelas.

Durante o encontro mereceu destaque o estudo da 5ª Semana Social Brasileira que tem como tema: "Estado para que e para quem?" Segundo Daniela Moraes da Coordenação da PJR, "esse é um momento oportuno para a juventude camponesa aprofundar sobre o Estado que queremos. De fato, o Estado brasileiro está a serviço das grandes empresas transnacionais e das elites". Opinião compartilhada pelos demais militantes da PJR presentes no encontro. De acordo com Vandeson Santos da Coordenação Estadual "além de discutir o Estado, temos de organizar a classe trabalhadora para poder de fato construir um Estado que queremos".

Os representantes dos municípios aproveitaram o encontro também para discutir temas ligados a vida da PJR, como a articulação de novos munícipios, a formação e a articulação para o III Congresso Nacional da PJR.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

15 + doze =