Romaria reúne povo da Diocese em torno da Cruz

Canísio Klaus *

O segundo domingo de setembro é sagrado para o povo da Diocese de Santa Cruz do Sul. É o domingo em que comemoramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz e realizamos nossa Romaria Diocesana. O domingo em que bispo, padres, diáconos, religiosos e lideranças leigas suspendem as programações nas comunidades e se unem em uma única celebração em torno da grande cruz plantada junto ao Seminário São João Batista de Linha Santa Cruz.

Neste ano, a Romaria será realizada no dia 11 de setembro, e terá como tema "Juventude e Missão". O lema é a profissão de fé de que "aos pés da cruz encontramos o sopro da Vida". Independendo de sol ou chuva, a acolhida aos romeiros será feita na frente da Igreja Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. De muitas formas as comunidades e paróquias estão se preparando para a Romaria. Na noite do sábado, dia 10, o setor jovem da Diocese promove uma vigília de oração à sombra da cruz junto ao Seminário São João Batista, para a qual os convidados especiais são os jovens.

A inspiração para a Romaria da Santa Cruz se encontra no sermão de Jesus sobre a Missão (Mt 9,35-10,42), quando Ele afirma: "quem não pega a sua cruz e não me segue, não é digno de mim" (10,38). Como cristãos batizados, somos convidados a nos espelhar em São Paulo, o grande missionário do cristianismo, que afirmou gloriar-se "somente da cruz de Nosso Senhor, Jesus Cristo" (Gl 6,14). Quem se gloria da cruz de Cristo, tem todos os motivos para participar da 10ª Romaria da Santa Cruz, e rezar: "Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos - porque pela vossa santa cruz, redimistes o mundo".

O enfoque a ser dado à 10ª Romaria é a Juventude. Faremos isso em consonância com a 26ª Jornada Mundial da Juventude, onde o Papa animou os jovens a não terem medo, conclamando-os a continuarem "firmes na fé, edificados e enraizados em Cristo". Em 2013, a Jornada Mundial vai acontecer no Rio de Janeiro. A preparação começa logo mais com a peregrinação da cruz das jornadas por todas as dioceses do Brasil. Será a oportunidade de a cruz da Jornada da Juventude se encontrar com a cruz da Diocese de Santa Cruz.

Façamos da 10ª Romaria da Santa Cruz uma oportunidade especial para que os jovens se sintam atraídos ao Cristo erguido no lenho da Santa Cruz - "quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32). E assim como afirmei no folder que circula pelas comunidades, repito: "A Romaria da Santa Cruz é o grande momento de expressão da fé do povo em busca da vida. Venha você e sua família, participar com os jovens dessa peregrinação. Juntos, aos pés da cruz, vamos acolher o sopro da vida nova que Deus nos dá".

* Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul - RS.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

nove + 12 =