Festa de Nossa Senhora Aparecida em Roma

Arlindo Pereira Dias *

"A mãe sempre reúne os filhos do mundo inteiro que foram dispersos pela mobilidade e pela migração". Assim, o brasileiro P. Sérgio Geremia, Superior Geral dos Missionários Scalabrinianos acolheu, no Domingo, dia 9 de Outubro, as cerca de 500 pessoas (também italianos e latino-americanos) que se reuniram na Comunidade Santa Maria della Luce, no bairro Trastevere para celebrar Nossa Senhora Aparecida. Durante a homilia o P. Sergio recordou que Maria é a figura da mãe que percebe as necessidades dos filhos, que intercede e mãe que recomenda e nos previne contra os dragões que querem devorar a vida!

A missa foi precedida de uma bonita procissão que saiu da Praça Navona, sede da embaixada brasileira e cruzou varias ruas de Roma chamando a atenção dos turistas pelo modo alegre e colorido de se celebrar a Mãe de Jesus. Em uma das paradas o jovem sacerdote Mercedário P. Reginaldo Roberto Luis recordou o momento eleitoral em que vive o Brasil e pediu à Mãe Aparecida que inspire o povo brasileiro.

No final da celebração uma das fundadoras da comunidade a leiga Maria Germana da Silva recebeu das mãos do Embaixador brasileiro junto a Santa Sé o Sr. Luis Felipe de Seixas Corrêa uma comenda de gratidão do Papa Bento XVI pelos seus 25 anos de serviço a Comunidade Brasileira em Roma. Germana, uma mineira da cidade de Chalé nos conta que veio a Roma com uma família de diplomatas para ficar por três anos. Enfermeira de profissão decidiu permanecer na cidade quando a família recebeu outro destino. "No inicio a comunidade funcionava no porão da Igreja da Madalena. Nós dizíamos que era missa com cheiro de mofo", reiterou ela. Depois o Vicariato de Roma cedeu o belo espaço que possui agora à comunidade Latino-Americana. "Nossa Senhora Aparecida é a mãe de todos os brasileiros fora do Brasil e nos ajuda nos momentos de dificuldades", comentou Germana, em tom emocionado pela homenagem recebida.

No dia 12 de outubro, a festa ocorreu no Colégio Pio Brasileiro, instituição responsável pela formação de um grande numero de padres e bispos que atuam atualmente no Brasil. Cerca de 300 pessoas, em sua maioria padres, religiosas e religiosos participaram da missa presidida por D. Luis Soares Vieira, Arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB. D. Luis provocou risadas da Assembléia ao afirmar que gostaria de fazer um pedido um "pouco complicado" à mesma Nossa Senhora que participou do milagre de Cana. "Que o Brasil seja aquela nação que sempre aparece em nossos sonhos, sem violência, pobreza, injustiça e drogas", completou.

O Arcebispo de Aparecida, D Raimundo Damasceno de Oliveira, um dos concelebrantes, lamentou não ter estado em Aparecida. Damasceno, que se encontra em Roma participando do Sínodo para as Igrejas Orientais, afirmou que o Pio Brasileiro é um pedacinho do Brasil em Roma. , "Neste momento o meu coração se encontra entre os romeiros em Aparecida", salientou. E disse que pede a Nossa Senhora para que o "Brasil continue a crescer em justiça, prosperidade e paz". No final da celebração, o reitor do Colégio, P. João Roque Rohr convidou a todos para uma apresentação musical e uma confraternização.

*Membro co Conselho Geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino.

Fonte: Revista Missões - Arlindo Pereira Dias, Roma

Deixe uma resposta

dezenove + quinze =