COMIRE Sul 1: Oficinas e experiências missionárias incentivam a missão além fronteiras

Cecília de Paiva e Jaime C. Patias

Os participantes do 30º Encontro Estadual Missionário tiveram a manhã do dia 28 de agosto enriquecida com momentos de partilha e reflexão missionária a partir de vivências além fronteiras, com destaque para o Continente Africano. O Encontro do Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, que abrange o Estado de São Paulo, acontece entre os dias 27 e 29 de agosto na Casa de Encontro São Francisco, em Presidente Prudente, SP.

Na missa que recordou os 30 anos de encontros do COMIRE Sul 1, padre Alcides Costa, superior provincial dos padres Combonianos, ressaltou aspectos da ação missionária, dizendo que a Igreja é missionária na sua essência. "O sangue que corre nas suas veias é a missão. Ela está no seu DNA" enfatizou padre Alcides complementando que é a partir dessa preocupação que o COMIRE tem contribuído para despertar a consciência missionária. Ao recordar a história do COMIRE Sul 1, padre Alcides lembrou que as experiências missionárias nas igrejas locais e além fronteiras acontecem há bem mais de 30 anos. "Surgiu a partir das comunidades para contribuir, inclusive, com o surgimento do Conselho Missionário Nacional - COMINA. Hoje precisamos seguir enfrentando os desafios missionários tendo olho clínico para ir ao encontro do outro, porque é somente assim que a missão acontece," concluiu padre Alcides. A missa contou com a presença de Dom Emílio Pignoli, bispo emérito da Diocese de Campo Limpo, que em muito contribuiu para a articulação missionária no regional.

A programação prosseguiu com narrativas de experiência missionária, entre elas, a do padre Francisco de Assis Colombi, com 13 anos de atuação em Moçambique, apresentando aspectos da realidade local e do trabalho da Igreja além fronteiras.

Em sua exposição, o padre Sávio Corinaldesi, secretário nacional da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo sublinhou aspectos essenciais do ser missionário. "Quem me fez nascer na fé?" questionou dizendo que precisamos redescobrir as origens da nossa fé em Jesus Cristo que nos foi repassada por alguém. "Temos o compromisso de continuar a caminhada que fizemos. Nós não temos o direito de parar o que conquistamos com tanto sacrifício. A nossa preocupação é com o mundo inteiro", disse o assessor. Padre Sávio falou também da necessidade de organizar, nas paróquias, os grupos de animação missionária para articular os conselhos missionários locais.

Cinco oficinas ocuparam a programação da tarde do sábado, 28. Ajudados por assessores, os participantes debateram sobre a Missão no mundo digital, a Campanha Missionária 2010, missão e diálogo inter-religioso, Paróquia e Missão Ad Gentes, Missionários Leigos. Um resumo dos trabalhos de cada oficina foi apresentado em plenário.

Com a participação de 135 pessoas representando grande parte das 41 dioceses do Estado de São Paulo, o 30º Encontro do COMIRE encerrou com uma missa de envio seguida por almoço e despedida.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

três × 1 =