Congresso Missionário discute a natureza da Igreja nas circunstâncias atuais

Cecília de Paiva *

Missionários e Missionárias dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal estiveram reunidos entre os dias 15 e 18 de julho de 2010 para o VII Curso Interregional de Missiologia, em Campo Grande-MS. Com o tema A Natureza Missionária da Igreja e as Circunstâncias Atuais, o assessor Alcides Costa refletiu acerca da essência da Igreja como "a própria essência de Deus", esclarecendo ainda que "Deus se auto-envia pela missão do Filho e do Espírito, através do qual o próprio Pai se revela como amor (cf.Jo 14,9)".

Embasado no Documento de Aparecida, o assessor pontuou questões vivenciadas pelas atuais circunstâncias, em que "a Igreja procura encarar os desafios do mundo de hoje com uma atitude ambivalente: de um lado, positivamente, com confiança, atenção e escuta, discernindo os "sinais dos tempos em que Deus se manifesta (DAp 366); por outro, com apreensão, frente "à desordem generalizada que se propaga por novas turbulências sociais e políticas, pela difusão de uma cultura distante e hostil à tradição cristã" (DAp 10).

Há uma espécie de diáspora, em que ressalta uma vivência fragmentada e multicultural com quebras de tradições dando lugar ao pluralismo religioso. Segundo o assessor, temos diversas "encruzilhadas proporcionadas por tecnologias, mercados, mobilidades humanas e aglomerações urbanas." Apesar do crescente número de igrejas, há uma insatisfação e um vazio espiritual nas pessoas que as deixam em permanente estado de busca.

Advém a necessidade de se evidenciar a essência missionária da Igreja, que também diz respeito à essência do Evangelho que se vai anunciar. O encontro com Jesus está na Sagrada Escritura, considerando-a fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Alcides enfatizou que "desconhecer a escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Para isso, temos o convite de Bento XVI de que é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra", lembra o assessor.

As reflexões de Alcides possibilitaram desenvolver diversas dinâmicas, entre elas, apresentar propostas sobre o tema "A Igreja que sonhamos", surgindo retratações que demonstraram a sensibilidade dos participantes diante da missão. Também foi proporcionada a leitura orante do Evangelho de Lucas sobre a visita de Jesus a Marta e Maria (Lc 10, 38-42), com leitura, meditação, oração e contemplação.

Em outro momento, sob incentivo do padre Ubajara Paz de Figueiredo, cada sub-regional reuniu-se para refletir acerca dos três passos de análise do encontro "1) Que bom; 2) Que pena; 3) Que tal?", possibilitando, dessa maneira, definir como será organizado o próximo encontro, em 2011. A sede do VIII Curso Interregional de Missiologia será na Diocese de Uruaçu, Goiás, local escolhido pela torcida na votação dos muitos jovens que se destacaram no encontro, demonstrando força e consciência em assumir tarefas diante do grupo.

Na missa de envio, Dom Vitório Pavanello, arcebispo de Campo Grande, ressaltou as conquistas pela caminhada do Comire Oeste 1 e incluiu um agradecimento especial pelo trabalho missionário desenvolvido por padre Ubajara, considerando-o parte de toda a história do Regional, desde a formação à animação missionária.

* Cecília de Paiva é jornalista e mestranda em Comunicação na Unesp.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

1 × dois =