Jornada Sacerdotal antecede abertura do XVI Congresso Eucarístico

Jaime C. Patias, em Brasília

Hoje, 13 de maio, a partir das 8 horas, acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães uma Jornada Sacerdotal, antes da abertura oficial do XVI Congresso Eucarístico Nacional - CEN, que terá lugar às 19 horas com missa na Esplanada dos Ministérios. A Jornada Sacerdotal é um dia dedicado aos presbíteros de todo o Brasil com a presença do enviado do Papa Bento XVI e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes. Em sua palestra, dom Cláudio abordará o tema: "O ano sacerdotal - Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote".

Destaques também para a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz e para o bispo de Arns, na França, dom Guy Marie Bagnard.

No início do ano, Dom Cláudio enviou uma carta a todos os sacerdotes do país convidando-os a participarem desta jornada de oração e reflexão. "No meu atual ofício, aprendo cada dia de novo e mais profundamente a admirar e venerar os sacerdotes e cada sacerdote do mundo inteiro, mas, é claro, particularmente os padres do Brasil", disse Dom Cláudio, na carta.

Fazem parte do programa: Celebrações Eucarísticas, Adoração do Santíssimo Sacramento, concertos, feiras e atividades culturais católicas. Nos dia 14 e 15 de abril, o Centro de Congressos Ulysses Guimarães hospedará Simpósios de Teologia e Bioética. A partir da temática do CEN, os delegados dos simpósios refletirão sobre questões relevantes e atuais do cenário político-social brasileiro. Durante os simpósios, serão lançados documento com diretrizes sobre questões relacionadas à vida, desde a concepção até a morte e um site pró-vida.

Na Esplanada dos Ministérios o palco que hospedará o altar mede 50 metros de largura e 23 metros de altura. Com o tema "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários" e lema "Fica conosco, Senhor!" (cf. Lc 24,29), o CEN 2010 acontece na Arquidiocese de Brasília que nasceu em 1960, mesmo ano em que a capital brasileira foi construída. Ambas celebram em 2010 seu Jubileu de Ouro.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

1 × 4 =