São Paulo: 3º Encontro Arquidiocesano de Comunicação

Francisco Gonçalves *

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Paulo, em parceria com as Edições Paulinas, Salesianas, e rádios 9 de Julho, América AM e Imaculada Conceição, promove no dia 8 de maio, o 3º Encontro Arquidiocesano de Comunicação.

O evento surge com o objetivo de atender às solicitações dos participantes do 2º Encontro Arquidiocesano de Comunicação, realizado em novembro de 2009, para cerca de 100 agentes de 55 paróquias das seis Regiões Episcopais de São Paulo e de outras três dioceses paulistas, e cuja proposta era de desmistificar a idéia de que para se trabalhar na Pascom o agente tem que ser um especialista.

Na conclusão daquele encontro foi solicitado o aprofundamento dos temas, o que será atendido, agora, na exposição do especialista em Web Design, Thiago Del Ré Cavalini, que explicará passo a passo como se constrói um site, um blog e as ferramentas das redes sociais.

No 3º Encontro Arquidiocesano de Comunicação, além da formação do Thiago, será refletida a mensagem do papa Bento 16 para o 44º Dia Mundial das Comunicações: "A Igreja no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra", com assessoria da diretora do Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), irmã Helena Corazza.

O evento gratuito será realizado no Auditório Paulo Apóstolo (rua Dona Inácia Uchoa, 62, próximo da estação Vila Mariana do Metrô). Para inscrições e mais informações pelo site www.pascomsp.com.br

Este encontro será uma oportunidade para padres, religiosos, lideranças leigas, agentes e profissionais da área de comunicação de refletir o tema, além de aquisição de conhecimentos sobre o emprego de novas tecnologias a serviço da evangelização.

Aliás, o próprio papa Bento 16 conclama a todos para iniciar "uma nova era" para a evangelização, que terá a exigência da presença maior dos padres na internet. Na sua mensagem, o papa convida a Igreja a acompanhar a internet com entusiasmo e audácia, e lança como desafio aos sacerdotes a necessidade de se utilizar as redes sociais para levar "a Palavra de Deus" ao "grande continente digital".

Para Bento 16, hoje, os padres têm como missão a animação da "comunidade que se expressa agora por meio das tantas vozes presentes no mundo digital", devem fornecer às pessoas que vivem neste "tempo digital", particularmente aos jovens e também aos não-crentes, "os sinais necessários para reconhecer o Senhor".

Isso significa um universo imenso de atuação, é um novo areópago como falou a Conferência de Aparecida. Quantas pessoas a serem evangelizadas não podem ser atingidas com o emprego correto dos meios de comunicação!

* Coordenador da Pascom da Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

oito − seis =