Celso, Dom de Deus, Servidor da Palavra!

Angélico Sândalo Bernardino *

Homilia proferida por Dom Angélico Sândalo Bernardino, em Celebração Litúrgica realizada em comemoração aos 50 anos de ordenação presbiteral de Dom Antônio Celso Queirós.
"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."
(João Guimarães Rosa).

Celso, Dom de Deus, Servidor da Palavra!

Meus irmãos, minhas irmãs, proclamada a Palavra de Deus, luz para nossos caminhos, somos convidados (as) a colocá-la em nossas vidas para que ela, em seu extraordinário vigor, nos ilumine, converta-nos, levando-nos a maior amor à Trindade Santa e aos irmãos! Somos ajudados, neste momento celebrativo, pelo auxílio do Espírito Santo e pelo testemunho vital de nosso amado irmão CEL-SO, dom de Deus, comemorando seus abençoados 50 anos de ordenação sacerdotal.

FILIPE, com o qual nos encontramos na primeira leitura, é um dos sete auxiliares dos Apóstolos, escolhido pela Igreja de Jerusalém para diácono (At.6,5). O texto proclamado nos diz que Filipe recebeu recado de "um anjo" para a missão e, logo após, indica que o próprio Espírito Santo convida Filipe, o servidor da Palavra! Este responde, prontamente, SIM ao chamado e "corre" ao encontro do importante funcionário da rainha da Etiópia que, na carruagem, lê o profeta Isaias.
A exemplo de Filipe, Celso, dom de Deus, tem corrido, se apressando, no atendimento ao chamado do Senhor! Menino ainda, deixou a família em Pirassununga, para ingressar no Seminário de Campinas, dirigindo-se depois para o então Seminário Central do Ipiranga onde tive a felicidade de acolhê-lo como anjo seu, título dado ao colega que recepcionava ao recém-chegado. Na Pontifícia Universidade de Comillas, Espanha, terminou sua jornada seminarística e, aí, é ordenado presbítero, para a glória de Deus, no serviço aos irmãos, como sacerdote, profeta e pastor.

Filipe, servidor da Palavra, a exemplo de Jesus na estrada de Emaús, faz leitura orante da Palavra de Deus, ilumina o coração do viajante e o leva ao deslumbramento do encontro pessoal com Jesus Ressuscitado; batiza o companheiro de viagem, fazendo-o discípulo missionário de Jesus. CELSO, dom de Deus, tem colocado sua vida, de modo absorvente, a serviço do Reino! Homem de Deus, na oração e entrega aos irmãos, vive a experiência do encontro com a Trindade santa. Andarilho nos caminhos da história, mesmo nos mo mentos árduos, complexos da vida, sempre tem brindado os irmãos com ternura, disponibilidade, não faltando também, o som do violão e inocentes piadas portadoras de alegria. Em tudo, no seguimento de Jesus, este tem sido o objetivo fundamental do ministério, da vida, do querido irmão, com o qual damos graças, por seu jubileu de ouro sacerdotal: anunciar Jesus Cristo, o Filho de Deus, crucificado e ressuscitado, Pão vivo descido do céu, que nos coloca em comunhão com o Pai e concede, à humanidade, vida e ressurreição!

CELSO, dom de Deus, como presbítero, professor no Seminário, na PUC de Campinas, de São Paulo, sempre esteve a serviço da Palavra de Deus! De maneira eminente, como Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, integrando o grupo de irmãos Bispos coordenados pelo amado Dom Paulo Evaristo, Celso, dom de Deus, na Região Ipiranga, foi pastor solícito. Em toda a Arquidiocese, deu excelente colaboração na evangelização da metrópole, de maneira articulada, em intensa comunhão e participação. Marcou presença decisiva na elaboração de nossos Planos de Pastoral, nascidos das bases e decididos em memoráveis Assembléias Arquidiocesanas de Pastoral.

CELSO, dom de Deus, servidor da Palavra, presbítero e bispo, sempre esteve comprometido com a caminhada da CNBB, da qual foi subsecretário geral, membro da CEP, secretário geral, vice-presidente e delegado junto ao CELAM, ao Sínodo da América, às Conferências de Santo Domingo e Aparecida. Nos bons últimos anos da CNBB, podemos afirmar que muitos Documentos desta Conferência, aprovados nas Assembleias Gerais, têm em sua preparação e elaboração, a preciosa colaboração de Celso, dom de Deus.

Como nos tempos de Filipe, "quando a Igreja de Jerusalém sofria grande perseguição" (At.8,1), longos anos do ministério de Celso, dom de Deus, fo-ram marcados por martírios, perseguições, desconfianças, delações. Eram os anos de chumbo da ditadura militar. Anos de agitações revolucionárias na América Latina. Anos, de incompreensões, de desconfianças, polarizações, até no seio da amada Mãe e Mestra, a Igreja. Tempos em que as CEBs., Teologia da Libertação, Pastorais Sociais e seus mártires estiveram sob foco em primeiro plano! Celso, dom de Deus, não esteve imune de incompreensões, perseguições até! Ficou firme no amor à Igreja, na evangélica opção preferencial pelos pobres. Nos momentos mais árduos, ouviu, forte e sereno, a consagração do Mestre aos discípulos fieis: " Bem-aventurados são vocês quando os imersa no amor e coragem, seja anúncio vivo do Evangelho; que o gritemos pela vida! Que todos nós, discípulos missionários,cresçamos na fé, na adesão total, a Jesus, o Filho de Deus, Pão vivo descido do céu. Que sempre nos alimentemos deste PÃO que é a Carne do Senhor dada para a vida do mundo!

Neste bendito ANO SACERDOTAL, de modo especial, peçamos por todos os presbíteros. Que todos nós, de maneira especial os irmãos Presbíteros, possamos ser testemunhas vivas deste Jesus, Pão vivo descido do céu que nos leva ao Pai, no vigor do Espírito Santo. TESTEMUNHO DE VIDA pessoal e comunitário que o venerando papa Bento XVI, em sua mensagem para o 47º Dia Mundial de Orações pelas Vocações que estaremos vivendo no próximo domingo, afirma ser, depois da ação gratuita de Deus, elemento fundamental no suscitar, promover, vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Numa palavra, meus irmãos, minhas irmãs, que abracemos todos, com entusiasmo, o brado da Conferência de Aparecida:

"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes" ( DA. 18).

E que tudo seja para a maior glória de Deus. Amem.

* Dom Angélico Sândalo Bernardino - Bispo emérito de Blumenau (SC).

Celebração realizada em, 22/04/2010, às 19h30, Paróquia Imaculada Conceição - Av. Nazaré, 993 - Ipiranga - São Paulo, SP, Região Episcopal Ipiranga, Arquidiocese de São Paulo.

Fonte: LAICATO CLASP

Deixe uma resposta

cinco × 2 =