Lula e o monopólio midiático no Brasil

Karla Maria

O presidente Lula, durante cerimônia de comemoração dos 10 anos de uma emissora de TV, em São Paulo, afirmou que o país precisa estabelecer um sistema de meios de comunicação em que haja "menos monopólio" e mais diversidade de informação. "Quanto mais televisões houver, quanto mais jornalismo e programação cultural, mais o debate político fortalecerá a democratização da comunicação", ressaltou o presidente. As declarações foram entendidas, pelos jornais do Brasil, como uma alusão às Organizações Globo, poderoso grupo de comunicação do país - o maior da América do Sul.

A preocupação do presidente, com relação à comunicação do país se tornou concreta, com o decreto de abril deste ano para a realização da 1° Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM, que esta marcada para os dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2009, e será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Com o tema "Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital", o evento conta com a participação de delegados das Conferências Estaduais, que participaram dos processos de reflexão e debate nas conferências municipais.

Em São Paulo, a Conferência Municipal aconteceu na Câmara dos Vereadores. Reuniu mais de 170 pessoas da sociedade civil e representantes do poder público, como a deputada estadual Luiza Erundina e o vereeador José Américo. Esteve presente também, José Augusto de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP, que recebeu o apoio dos conferencistas, em relação à obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo no Brasil.

Centrada em três eixos temáticos, a Conferência fomentou discussões e propostas em torno de: "Produção de Conteúdo"; "Meios de Distribuição"; e "Cidadania: Direitos e Deveres", conforme orientações da Comissão Organizadora da Conferência Nacional, e realizou também um 4° eixo, este voltado para as Políticas de Comunicação da capital. Um dos Grupod de Trabalho (foto), contou com a orientação do Prof. Ismar de Oliveira, do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

Participaram desta Conferência entidades como: Instituto Patrícia Galvão - Comunicação e Mídia, Instituto da Mulher Negra, Observatório da Mulher, Articulação Mulher e Mídia, Campanha pela Ética na TV, Associação Brasileira das Emissoras de IPTV, revista Fórum, revista Missões, Intervozes, Sindicato dos Radialistas, jornal Hora do Povo, Associação Cantareira, TV Cultura entre tantas outras entidades e movimentos sociais.

A Conferência Estadual de São Paulo, está com as inscrições encerradas e será realizada nos dias 20,21 e 22 de novembro na Assembléia Legistaviva, que fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo - SP.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

5 + 8 =