Manifesto Kaiowá Guarani

Kaiowá Guarani

Na Marcha pela Terra e pela Vida

Nós Kaiowá Guarani presentes na marcha da Terra queremos deixar bem claro que viemos participar aqui porque acreditamos que é possível e urgente resolver os problemas das terras no Mato Grosso do Sul, dando terra e condições de trabalho aos sem terra, reconhecendo e demarcando nossas terras e também as dos quilombolas, conforme manda a nossa lei maior, a Constituição.

Não entendemos como um governo de estado pode dar dinheiro para as prefeituras para prejudicar os direitos de nós Kaiowá Guarani às nossas terras. Isso é muito errado, é uma ofensa e ou agressão ao nosso povo.

Exigimos que sejam logo recomeçados os trabalhos de identificação de nossas terras. Não queremos acreditar que os juízes, conhecendo a Constituição e a nossa situação queiram continuar impedindo o trabalho de identificação. Que o governo garanta logo um jeito de acertar o erro que fez dando títulos de terras que onde sempre vivemos e que nos pertencem. Que indenize logo e nos devolvam as terras em paz.

Não queremos apenas terras destruídas e acabadas, de volta. Queremos as terras com programas de recuperação ambiental e de produção de alimentos. Isso é o mínimo que podemos exigir.

Kurusu Ambá e Laranjeira Nhanderu
Nós dessas duas comunidades que estamos participando da marcha queremos deixar claro nossa situação e exigências.

Não podemos continuar sendo agredidos, ameaçados e nossas lideranças assassinadas ou perseguidas. Queremos a imediata conclusão da identificação de Laranjeira Nhanderu, e que a justiça entenda nossa esforço, luta e direito, cobrando de quem não cumpre suas obrigações ou daqueles que perturbam a execução da lei, como o governo do estado e fazendeiros. Somos em 37 famílias novamente ameaçadas de despejo para a beira da estrada. Transferimos nossos títulos e nossas crianças estudam em Rio Brilhante, onde também nossos idosos recebem seus benefícios. Em torno de duzentas pessoas de nossa aldeia, quase não dormem preocupados com a situação.

Nós de Kurusu Ambá queremos dizer mais uma vez que não queremos continuar vendo nossos líderes sendo assassinados. Nossa paciência acabou. Vamos lutar pela nossa terra até o ultimo índio.

Estamos aqui por acreditamos que a união vai garantir o direito à terra a todos, e o quanto antes.

Kaiowá Guarani
Participantes da Marcha da Terra e Vida , Anahnduí, 10 de agosto de 2009

 

Deixe uma resposta

1 × 4 =