Oração pela Unidade dos Cristãos

Renatus Porath *

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos neste ano realiza-se entre os dias 24 e 31 de maio. Que todos sejamos um, unidos na tua mão! (Ez 37, 17)

Há 101 anos essa Semana de Oração está sendo promovida. No Brasil, ela vem sendo organizada pelo menos há 25 anos pelas Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC): Católica, Luterana, Episcopal Anglicana, Ortodoxa, Reformada, Presbiteriana Unida e outras. Como a oração nasce da necessidade, da falta, da ausência, do aperto, e até do sofrimento, essa Semana nasceu como iniciativa de homens e mulheres que sentiram falta de oração no seu tempo. Entendiam que eram pessoas que acreditavam em Jesus e sofriam com a ausência de unidade entre as muitas Igrejas cristãs. Pareciam mais concorrentes entre si, disputando clientes, ao invés de colaborarem na tarefa confiada a elas pelo Senhor da Igreja.

A Boa Nova de Jesus Cristo criava comunhão entre pessoas com Deus, mas cada qual acreditava que era à sua mesa da Eucaristia que Ele estava presente e não da outra comunidade que também se dizia Igreja de Jesus Cristo. Esse desconforto, esse sofrimento por causa da ausência de unidade, de comunicação entre pessoas e comunidades que se diziam cristãs ensinou os criadores dessa Semana, no ano de 1908, a buscar a oração conjunta. Ao rezarem juntos, perceberam que muros poderiam ser transpostos. Viram que a oração feita com pessoas da outra comunidade cristã encurtava distâncias, abria o diálogo e despertava para tarefas comuns. Com certeza, eram idealistas, pessoas incansáveis na busca dessa unidade, mas aprenderam a orar em conjunto.

Iniciativa importante
Ainda continuamos com essa oração comum após mais de um século de sua prática nessa Semana. Como gostaríamos de poder complementar essa oração com a celebração da Ceia do Senhor igualmente em conjunto! Confesso que nos acostumamos facilmente com nossa história de separações e divisões no percurso de dois mil anos de Igreja. Até ódio chegamos a alimentar entre nós cristãos, para vergonha nossa.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma iniciativa importante que nos faz ensaiar a oração conjunta e, assim, conhecer-nos mutuamente. Em nossas orações queremos olhar para nossas próprias fileiras, nos encorajando para o diálogo e a reconciliação. Queremos também olhar para fora e ver desafios conjuntos que podemos abraçar com nosso testemunho de fé e amor.

Homens e mulheres da Coreia, comprometidos com a busca pela unidade, elaboraram o material para o uso nesses oito dias de oração, nas Igrejas do mundo todo (cf. site do CONIC: www.conic.gov.br).

A realidade de uma Coreia dividida entre Norte e Sul inspirou a busca do tema em Ezequiel 37, 17: Que todos sejam um em tuas mãos! Quanta divisão na grande comunidade humana. E pior ainda, quanta divisão na grande comunidade de Jesus Cristo, comprometendo o Evangelho e a vontade de Deus de curar as feridas.

A Semana inicia no primeiro dia lembrando em oração a escandalosa história de separações e divisões na Igreja; no segundo dia, intercede pelo fim da guerra e violência; no terceiro, pelo fim da desigualdade entre ricos e pobres; no quarto dia, a oração se concentra na necessidade de um testemunho que nasce da unidade para proteger a terra; no quinto dia, a intercessão se volta para os que sofrem; no sexto dia, o tema é o pluralismo que destrói a comunidade e a diversidade que enriquece; no sétimo dia, a Semana culmina lembrando que a comunidade de Jesus Cristo, na sua pluralidade, muitas vezes insuportável, precisa buscar o espírito do Sermão do Monte, porque como cristãos e cristãs somos chamados a ser "artesãos da reconciliação e portadores de esperança". Que Deus, que nos mantém unidos em sua mão, nos renove por inteiro, como indivíduos e comunidade, para que o mundo creia que somos seus discípulos! (Jo 17)

* Renatus Porath é pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e professor da área bíblica na Escola Dominicana de Teologia (EDT). Publicado na edição Nº04 - Maio 2009 - Revista Missões. www.revistamissoes.org.br

Fonte: Revista Missões

 

Deixe uma resposta

um × 2 =