O ser humano só é grande em Deus

Geovane Saraiva *

Palavras de um sábio, de um pastor que soube seguir o Mestre e apascentar as suas ovelhas, até adormecer em Cristo.

Homem de vasta e profunda cultura, porém, humilde como só os grandes santos sabem ser. Inúmeros fatos ilustram o aqui afirmado, com um destaque especial para o momento aflitivo em que foi tomado como refém dos presidiários no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), ali se manifesta a presença do Pastor que numa imitação de Cristo perdoa os seus algozes.

Como Arcebispo, condutor da Arquidiocese de Fortaleza, era um exemplo de pai, guia, amigo e mestre. Sabia ouvir e aconselhar com bondade, levar suas ovelhas ao discernimento e à tomada de consciência, com um quê de austeridade e ternura.

Sua atuação pastoral abrangia diversos setores, entre os quais a formação e qualificação de presbíteros, a luta pelos direitos humanos e pela inclusão social dos menos favorecidos. Não temia correr riscos lutando contra a opressão nos governos de exceção.

Amado por muitos, criticado por outros, este grande homem marcou definitivamente a vida do povo cearense. "Dele, diz Dom Geraldo Nascimento... fez a experiência do pastor que arrisca a própria vida em favor de seus irmãos e irmãs mais fracos e abandonados". Nada, nem as limitações físicas, conseguiram detê-lo na luta por uma sociedade mais justa e mais voltada para Deus.

A partida de um homem tão bem dotado por Deus, deixa uma lacuna impreenchível, por isso em sua missa da ressurreição , ao mesmo tempo em que sentia-se imorredoura saudade transparecia no semblante dos presentes a paz de saber que a partir daquele momento o seu coração (tão sofrido) repousa na mão de Deus.

Inúmeras personalidades do clero participaram da celebração do dia 27 de dezembro de 2007, na Catedral de Porto Alegre, destacando-se entre elas a presença de Dom Edmilson Cruz que, por muitos anos, o acompanhou em sua missão, como bispo auxiliar desta Arquidiocese.

Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, cheio do mesmo Espírito, compreendeu, assimilou e procurou colocar em prática o espírito do Concílio Vaticano II, em toda a sua caminhada buscava não apenas "um jeito de ser Igreja, mas um jeito de a Igreja ser".

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, pároco da paróquia Santo Afonso.
pegeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

 

Deixe uma resposta

dezenove + 8 =