Dois amores, duas cidades

Geovane Saraiva *

O Apóstolo Paulo na Carta aos Hebreus diz que "nós não temos aqui cidade permanente, esperamos a cidade que há de vir" (Hb 13,14). Hoje a grande maioria da humanidade mora em cidades. Dai o nosso olhar para a cidade, desejando tirar dela coisas boas e positivas. O mundo é bom e as cidades são boas. "O que vos peço é que não tireis do mundo, mas livreis do mal" (Jo 17,15).

Dom Hélder Câmara leu, quando Arcebispo de Olinda e Recife, um conjunto de Crônicas, no microfone da Rádio Olinda de Pernambuco, com o titulo "Um olhar sobre a cidade". Trata-se de mensagens da melhor qualidade, mensagens ricas e profundas, como foi rica, profunda, intensa, preciosa e de ótima qualidade a vida desse homem de Deus, humano ao extremo, nascida na cidade de Fortaleza - Ceará.

Mensagens de amor e de esperança para o seu povo, sua gente muito querida, nas cidades de Olinda e Recife e também no mundo inteiro. Mensagens de um Pastor que soube amar a todos, mas, sobretudo, seu imenso amor à causa dos empobrecidos, os "sem voz e sem vez".
Mensagens do Profeta que viveu bem nessa "cidade", que não é permanente, mas com um grande desejo que todos compreendessem o sentido da vida neste mundo e da transcendência. Mensagens do "irmão dos pobres" que encarnou o Concílio Vaticano II, quando diz: "Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração" (GS, 200).

Nós moramos numa cidade e por vontade do Criador, a exemplo de São Paulo, Dom Hélder Câmara, e de outros homens de Deus, sonhamos com a cidade do céu, a Jerusalém do Alto. Santo Agostinho, na sua obra "A cidade de Deus" fala que "dois amores fundaram duas cidades, a saber: O amor próprio, levado ao desprezo a Deus, a terrena, o amor a Deus, levado ao desprezo de si próprio, a celestial".

Que o centenário do grande peregrino da paz, que com muita alegria iremos celebrar, agora no dia 07 de fevereiro deste ano de 2009 produza os melhores frutos, para a maior glória de Deus e o bem do povo brasileiro.

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, pároco da paróquia Santo Afonso.

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

 

Deixe uma resposta

5 × dois =