Venezuela rumo ao CAM 4 - Comla 9

Cecília Soares de Paiva - Jornalista Oeste 1 CNBB

O próximo Congresso Missionário Americano e Congresso Missionário Latino Americano será em 2012, em Maracaibo, na Venezuela, conforme anúncio feito em Quito, dia 17 de agosto de 2008, no encerramento do Cam 3 - Comla 8.

A delegação de 160 venezuelanos recebeu com aplausos a entrega simbólica da sede pelo Cardeal Antonio González Zumárraga ao arcebispo de Maracaibo e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Monsenhor Ubaldo Ramón Santana.

Para que acompanhe a nova sede e toda a preparação para o Cam 4 - Comla 9, também foi entregue uma réplica da Virgem de Quito, ato que representou o afeto e as orações de um povo que soube acolher mais de três mil missionários e missionárias de cinco continentes.

A Venezuela foi escolhida por eleição entre os presidentes das Comissões de Missões das Conferências Episcopais e os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias, em reunião realizada em 15 de agosto de 2008.

País de língua espanhola, a Venezuela localiza-se ao norte da América do Sul e, conforme as últimas informações sobre a população, cerca de 90% declaram-se católicos. O clima tropical paira sobre suas principais cidades Caracas (capital), Maracaibo, Valencia, Barquisimeto e Ciudad Guyana, porém, a diversidade climática é ressaltada nas zonas de montanha, deserto, praia, selva e planícies.

Serviços, finanças, comércio e turismo praticados ao longo de sua porção continental, ilhas e costa marítima, fazem girar o Bolívar forte, a moeda da República Bolivariana da Venezuela.

Informações e outras especificações católicas consulte a Conferência Episcopal Venezuelana no endereço http://www.cev.org.ve.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

13 + 19 =