Em resposta à proposta do seu XIII Capítulo Geral (cf. CG 33), o Instituto Missões Consolata (IMC) promove, de 29 de janeiro 2021 a 29 de janeiro 2023, um Biênio de atenção à pessoa na sua integridade humana, espiritual e missionária.

OBJETIVO:

Inspirado no tema “Tudo sou capaz Naquele que me dá força” (Fil 4, 13), o Biênio começa justamente na festa dos 120 anos de Fundação do Instituto com o objetivo de ajudar aos missionários a dar um salto qualitativo, a tomar nas mãos o caminho da própria vida com maior entusiasmo, conscientes das fragilidades, mas também apoiados por uma ajuda fraterna.

METODOLOGIA:

Cada mês a Comissão organizadora enviará uma ficha temática para aprofundar a compreensão das três dimensões fundamentais da vida: humana, espiritual e missionária. O objetivo das fichas é oferecer uma ferramenta para estimular a reflexão a nível pessoal, comunitário e de Circunscrição.

ORAÇÃO DO BIÊNIO

Senhor, Vós que sois o protagonista da minha história, aqui estou eu hoje perante vós com toda a minha humanidade, tal como ela é, para responder ao vosso apelo à santidade.

Ofereço-vos as minhas lutas diárias, os desafios que enfrento e que me inspiram, bem como as vitórias que me acompanham.

Desejo saudar este período de dois anos de reflexão na sua totalidade, determinado a redescobrir que sou amado e questionado pela vossa Palavra que cura, orienta, e oferece vida nova em abundância.

Vós que sois o centro da minha vida consagrada e missionária, concedei-me a graça de uma renovação radical. Assim, agarrado por vós e renovado no fervor do vosso Espírito, possa eu servir a missão ad gentes, para o Reino e na Igreja, através da minha família da Consolata, durante toda a minha vida.

Abençoai-me hoje e sempre, vós que viveis e estais presente em todos caminhos da missão. Amém!

FICHAS TEMÁTICAS:

FICHA 1 – ADÃO, ONDE ESTÁS? (DIMENSÃO HUMANA)

FICHA 2 – JOSÉ ALLAMANO: COM CRISTO AO CENTRO (DIMENSÃO ESPIRITUAL-CARISMÁTICA)

FICHA 3 – JESUS: FIGURA E MODELO DA MISSÃO (DIMENSÃO ESPIRITUAL)

FICHA 4 – RESILIENTES: NUNCA RESIGNADOS (DIMENSÃO HUMANA)

FICHA 5 – O DISCIPULADO MISSIONÁRIO (DIMENSÃO ESPIRITUAL)

FICHA 6 – DESENVOLVIMENTO DA MISSÃO AD GENTES NOS ATOS DOS APÓSTOLOS (DIMENSÃO MISSIONÁRIA)

FICHA 7 – TENTAÇÕES E DEPENDÊNCIAS: VIVER A FRAGILIDADE

FICHA 8 – SOMOS CONSAGRADOS AD VITAM

FICHA 9 – AD GENTES

FICHA 10 – A ACÉDIA E A VANGLÓRIA

FICHA 11 – SANTIDADE E MISSÃO AD GENTES

FICHA 12 – AS TENTAÇÕES DOS EVANGELIZADORES

FICHA 13 – VIDA FRATERNA E COMUNICAÇÃO

FICHA 14 – JOSÉ ALLAMANO: “PRECISAMOS DE REZAR, E REZAR MUITO, PORQUE SOMOS MISSIONÁRIOS”

FICHA 15 – FORMADOS PELA REALIDADE “LEVANTA-TE, VAI A NÍNIVE A GRANDE CIDADE” (JONAS 1,2)

FICHA 16 – VIDA FRATERNA E COMUNICAÇÃO N.2: APRENDER A ARTE DE COMUNICAR