A terra em primeiro lugar

Egon Heck *

"Enquanto isso, reivindicamos do Governo Lula o cumprimento do mandato constitucional de demarcar todas as Terras Indígenas do Brasil, mas de forma urgentíssima dos nossos irmãos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, submetidos há décadas a um processo vil e criminoso de marginalização, etnocídio e genocídio, nas mãos de latifundiários e distintos entes do Estado brasileiro, seja por ação ou omissão. Nossos povos jamais aceitarão permanecer expulsos de seus territórios tradicionais nem ser confinados a terras diminutas. Daí que exigimos, além da demarcação, a desintrusão de terras indígenas como Marawaitzedé, do Povo Xavante em Mato Grosso, e a terra do Povo Pataxó Hã-Ha-Hãe, no sul da Bahia." (Documento do VI Acampamento Terra Livre - maio 2009)

Decisão unânime: antes de qualquer outra coisa está a luta pela terra. E muitas lideranças de todo país, em suas inúmeras falas, manifestaram não apenas essa disposição, mas a assumiram com todas as suas conseqüências "nem que for preciso derramar nosso sangue".

E a luta urgente e inadiável, com a solidariedade manifesta de todos os povos é pelas terras dos Kaiowá Guarani. Foi impressionante o impacto e sensibilidade despertada pela narração da realidade e apresentação do vídeo da Campanha Povo Guarani - "Semente de Sonhos". E a resposta se fez sentir durante todos os dias do Acampamento.

O Ministério Público de Dourados também está encaminhando oficio à Funai cobrando o andamento dos trabalhos de identificação conforme está no Termo de Ajustamento de Conduta., conforme noticiou a imprensa.

Enquanto isso
Vemos manchetes como "Uma nova Raposa prestes a explodir"(Jornal do Brasil 10/05/09) comentando o "novo caldeirão no processo de demarcação", alegam uma "importação de índios paraguaios com a finalidade de inflar os acampamentos e aumentar a pressão sobre o governo Lula". Como se vê mais fantasmas vem sendo criados e mentiras veiculadas com a finalidade de impedir o prosseguimento dos trabalhos de identificação das terra e criar ainda mais animosidade e ódio contra os Kaiowá Guarani.

Outras manchetes anunciam o eminente despejo da comunidade Kaiowá Guarani de Laranjeira Nhanderu, no município de Rio Brilhante. O agronegócio através de suas organizações acusam a Funai "pela demora de achar um lugar para colocar os índios". O destino mais provável será a beira da estrada. O cacique Faride e a liderança Zezinho fizeram um veemente apelo aos patrícios e aos órgãos responsáveis, no Acampamento Terra Livre.

* Egon Heck, Cimi MS, Campo Grande.

Fonte: Cimi MS

 

Deixe uma resposta

19 − um =