No Iraque, mais de 1,7 mil jovens católicos participam de encontro em Ankawa

Por Pe. José Ferreira Filho

O Ankawa Youth Meeting (Encontro da Juventude de Ankawa, uma cidade na região do Curdistão, norte do país) reuniu, entre os dias 1° e 3, jovens das cidades de Zakho, no extremo norte; de Basra, no extremo sudeste; e de Sulaymaniyah, perto da fronteira com o Irã.

O festival da juventude foi patrocinado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). O programa incluiu missas, Confissões, retiros, seminários, debates, catequeses e outras formações cristãs.

Com mais de 1,7 mil participantes registrados, o encontro deste ano foi o maior desde o início do evento, em 2013.

O organizador do evento, Padre Dankha Joola, afirmou que a iniciativa foi dedicada a fortalecer a Igreja de Cristo após a ocupação do Iraque pelo Estado Islâmico (entre 2014 e 2016), durante a qual cristãos, yazidis e outras minorias foram vítimas de violência genocida.

“Ao reunir tão grande número, podemos dizer: ‘Estamos aqui, existimos, temos um papel a desempenhar neste país’ – e isso é muito importante quando se pensa o quanto sofremos nos últimos anos. Quero agradecer à ACN por ter ajudado a tornar este evento possível, porque o seu apoio encoraja as pessoas a permanecerem aqui e testemunharem a nossa fé. Sim, temos problemas em nosso país, sim, temos conflitos, mas temos Jesus Cristo. Temos uma cultura única que queremos manter viva.”

Fonte: Gaudium Press

Deixe uma resposta

19 + 8 =