Infância e Adolescência Missionária realiza assembleia estadual no Acre

Na Diocese de Rio Branco (Acre), aconteceu a III Assembleia Estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), nos dias 09 a 11 de setembro, na Chácara das Irmãs Servas de Maria. O encontro foi assessorado pela secretária nacional da IAM, Ir. Antônia Vânia de Sousa, com a participação dos coordenadores e assessores, crianças e adolescentes da IAM da Diocese de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Aldemisia Magalhães, coordenadora estadual da IAM no Acre, dirigiu palavras aos presentes. “É uma alegria para nós, após esses cinco anos, estarmos em assembleia presencial, pois passamos tempos difíceis, mas não desanimamos diante das dificuldades e hoje estamos aqui com o coração ardente e pés no caminho, renovando nossas forças e testemunhando a nossa missão pela vida”, lembrou a coordenadora.

O encontro abordou a temática da Campanha Missionária de 2022, “A Igreja é Missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas”(At 1,18), com objetivo de favorecer o processo de escuta e diálogo com os membros das dioceses e mapear as fragilidades, potencialidades e horizontes para a atuação estadual e local da Infância e Adolescência Missionária.

Durante o encontro, Irmã Vânia apresentou a temática do Mês Missionário e pontuou que nós somos missão e devemos assumir ela de forma comprometida. Após o momento de escuta e em sintonia com as realidades da IAM no Estado Acre, assessores se reuniram em grupos para avaliar a atuação e o desenvolvimento dos grupos nas paróquias e foi possível construir o processo do plano de ação para o Estado a partir dos Eixos de Formação, Ação Missionária e Articulação/organização.

As crianças demostraram durante os três dias seu entusiasmo com as atividades em grupos e reflexões. Dentre eles, Miguel (10 anos) coordenador da IAM na Paróquia Santa Inês, expos que “Jesus nos convida e depois nos envia para torna-lo conhecido e amado. Essa é a nossa missão!”, por isso a igreja é missão!

E pensando nos próximos dois anos de 2023 e 2024, para que haja uma maior organização e dinamização da IAM nas Dioceses, aconteceu a eleição da nova coordenação Estadual da IAM, sendo eleitos representantes da IAM no Estado do Acre: o casal Leilson França e Elisiane, Diocese de Cruzeiro do Sul (AC).

Também foi eleita uma nova coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Rio Branco (AC): Francisca Atilliana Nascimento.

Gratidão a Deus pela vida! Gratidão pelo empenho e dedicação de todos os assessores das paróquias, das crianças coordenadoras e a presença da Irmã Vânia que conduziu muito bem estes dias de formação, a presença dos Padres Marcos pároco da Paróquia Santa Cruz e Pe. Anderson, coordenador diocesano das pastorais e dois seminaristas que estiveram presente nos momentos celebrativos, encaminhamento eletivo, como também os casais colaboradores do ECC da Paroquia Santa Cruz.

Fonte: POM
TagsIAM

Deixe uma resposta

15 + dezenove =