Dom Jorge Pierozan é ordenado bispo em São Paulo

No domingo, 29 de setembro, foi acolhido na Região Episcopal Santana, onde exercerá o ofício de Vigário Episcopal.

Por Redação, com informações de O São Paulo

Dom Jorge Pierozan, nomeado pelo papa Francisco como bispo auxiliar de São Paulo para a Região Sant'Ana, recebeu a ordenação episcopal neste sábado, 28 de setembro, às 16h, na Catedral da Sé.

IMG_5700Foram ordenantes o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP); dom Fernando José Penteado, bispo Emérito de Jacarezinho (PR) e dom Sergio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu (PR).

No domingo, 29 de setembro, às 15h na Paróquia Sant’Ana, o novo bispo auxiliar foi acolhido na Região Episcopal Santana, onde exercerá o ofício de Vigário Episcopal.

Na ocasião de sua nomeação, em 24 de julho,  dom Jorge enviou uma mensagem ao povo de Deus na qual manifestou o seu desejo de, sob a orientação do cardeal Scherer e com os demais bispos auxiliares, o clero, homens e mulheres de boa vontade, empenhar-se “na tarefa de levar as almas a Deus, atento à caminhada que se está percorrendo através do Plano de Pastoral e do sínodo arquidiocesano”.

Biografia

Filho de Aristides Pierozan e Zenaide Lusa Pierozan, padre Jorge nasceu em 10 de agosto de 1964, em Vanini (RS). Já foi circense e é sargento da reserva do Exército Brasileiro.

É bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi ordenado diácono em 23 de setembro de 1996, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na zona Oeste. Como diácono, colaborou na Capela Nossa Senhora Aparecida do Portal dos Bandeirantes e na Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio. Coordenou a Pastoral Vocacional da Região Episcopal Lapa durante os anos de 1995 e 1996. Ao mesmo tempo foi secretário regional do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de maio de 1997, na Paróquia São Brás, em Vanini, sua terra natal.

Dom Jorge foi Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Rio Pequeno, de 1997 a 2010. Então, foi transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã, onde é pároco atualmente.

É vice-presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, Assistente Eclesiástico para a Comunidade “Voz dos Pobres” e membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese.

Desde janeiro de 2015, era Vigário Geral Adjunto na Região Episcopal Lapa. De fevereiro de 2017 a março de 2019, também exerceu a função de Vigário Episcopal na mesma Região.

Clique e Veja Galeria de Fotos

Deixe uma resposta

16 + cinco =