Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros

Evento é dedicado às manifestações e costumes dos povos originários e das comunidades tradicionais do Brasil.

Por Assessoria de Imprensa

Desde o dia 15 de julho acontece na região centro-oeste do estado de Goiás um expressivo evento dedicado às manifestações e costumes dos povos originários e das comunidades tradicionais do Brasil. A primeira semana do Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, que já está em seu 17º ano, foi dedicada à reunião de povos indígenas de diversas etnias, de distantes regiões do país. Nestes 7 (sete) dias, cerca de 2.100 pessoas passaram pela Aldeia Multiétnica, conhecendo e vivenciando formas ancestrais de expressões brasileiras e sua relação com o mundo contemporâneo. As lideranças indígenas presentes, representantes de mais de 15 etnias, também discutiram políticas públicas e ações efetivas de preservação do modo de vida de suas comunidades e de proteção ao meio ambiente. Entre cantos e apresentações rituais, dos mais de 100 indígenas presentes, muito foi debatido a respeito dos direitos dos povos originários e de sua consequente repercussão na conservação dos recursos naturais do planeta.

MawacaAgora, entre os dias 22 e 30 de julho, os indígenas dão lugar às manifestações de outros povos, que também são a expressão das raízes do nosso país. O IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros abre a nova semana, que também oferece seus palcos para artistas contemporâneos e de expressão regional. Nesta etapa o poder das festas religiosas e das artes produzidas pelo povo brasileiro é que garantem um caleidoscópio de cores, luzes, cantos, cenas e passos. Esta parte do evento está sediada na Vila de São Jorge, distante 36 Km de Alto Paraíso.

Algumas das apresentações programadas são: Festa da comunidade do Sítio Histórico Kalunga; Show e gravação de DVD do grupo Passarinhos do Cerrado (GO), dia 23/07; Festa da Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO); Caretada de Paracatu (MG); Show do grupo Mawaca (SP); Show de Alessandra Leão e Caçapa (SP); Show de Doroty Marques (Arreuní); Show de Emília Monteiro (Amapá), Silvan (PA) e Mestre Solano (PA); Show da Turma que Faz (Grupo de jovens de Alto Paraíso); Congo de Niquelândia e Terno de Moçambique; Show de Cátia de França (PB), Chico César e Conrado Pêra.

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. A produção é da Balaio Produções Culturais. O evento conta com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Federal de Goiás, do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Seduce) e da Goiás Turismo, e Prefeitura Municipal de Alto Paraíso.

Sábado – 22/07 - Abertura Quilombola

As atividades do sábado, 22, dão o tom da programação da semana, em São Jorge. Uma roda de prosa, às 14h30, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, abre os trabalhos tratando dos processos de conservação do Cerrado e de suas águas, apresentando as dinâmicas das comunidades tradicionais no manejo de suas reservas ambientais e culturais, com foco na comunidade do Sítio Histórico Kalunga e nos povos da Chapada dos Veadeiros. A Sussa, dança tradicional dos quilombos de Goiás, que há mais de 100 anos está presente nas festividades deste povo, embeleza essa abertura festiva e cerimoniosa. Uma oficina de circo, uma palhaceata e a apresentação de teatro popular da Cia Tem Sim Sinhô, também são parte dessa programação abre-alas. A partir das 17h as ruas da vila recebem mais manifestações da Comunidade Kalunga, que apresenta trechos da Folia do Divino, realiza uma Procissão com Candeias e faz o hasteamento do Mastro do Divino Espírito Santo. O cair da noite dá lugar a mais passos de dançadeiras de Sussa, inclusive crianças de um grupo local. Pra encerrar o primeiro dia a festa Forró Kalunga apresenta o artista Beirão, que garante que vai colocar todo mundo pra dançar, com seu forró-punk-rock de brasileiro, que mistura rock e baião, heavy-metal e coco, Mick Jagger e Luiz Gonzaga, John Lenon e Jackson do Pandeiro.

Domingo – 23/07 - Do Império e da Caçada ao Coco de Folia

No domingo, 23, a sabedoria popular tem espaço especial na programação do Encontro de Culturas Tradicionais e do IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros. Logo pela manhã, às 8h, tem início a oficina de identificação de plantas do Cerrado, que será ministrada pelo Seu Adelídio, raizeiro da comunidade de São Jorge, que promete revelar segredos sobre a utilização da flora do cerrado para fins alimentares e curativos. Neste mesmo horário tem a oficina de preparação para a festa do Império Kalunga, cuja coroação do Rei e da Rainha acontecerá no período da tarde. Também no turno vespertino serão realizadas as oficinas de Sussa (dança típica dos quilombos de Goiás) para crianças, oficina de danças tradicionais sergipanas e oficina de música com o grupo Mawaca. Um desfile de moda com Tuya Kalunga também faz parte da valorização do trabalho dos povos do cerrado. A programação artística do dia fica por conta da Cia de Teatro Tem Sinhô e do show de gravação do DVD dos Passarinhos do Cerrado. Pelas ruas, a população de São Jorge e os visitantes do Encontro vão poder acompanhar trechos da Festa Caçada da Rainha de Colinas do Sul e trechos da Festa Império Kalunga.

Segunda – 24/07 – Músicas do mundo e Danças de Improviso

Uma segunda-feira, 24, com toda arte do mundo e as danças de cada um. Neste dia o Encontro de Culturas e o Encontro Quilombola garantem vastos conhecimentos e muito movimento aos moradores de São Jorge e aos visitantes da cidade e do evento. Logo pela manhã o Grupo de Dança Por Quá? e o grupo Vida Seca fazem na rua o seu Por Acaso_Manhã de Improviso, onde todo mundo pode dançar e fazer música do jeitinho que bem quiser. Também nesse horário acontece uma roda de prosa sobre as potências dos produtos do cerrado e o extrativismo sustentável. No período vespertino é a vez da música indígena ser o tema de uma oficina sonora ministrada pelo Grupo Mawaca, de São Paulo. Pintura intuitiva com tinturas naturais também poderão ser aprendidas, com o pessoal da Arte Terra. Nesse dia também tem mais oficina de danças populares, também no turno da tarde. No período noturno as ruas de São Jorge serão coloridas pela Caretada de Paracatu. As atrações artísticas de palco ficarão por conta do Grupo Mawaca, e sua música mundial, e do Grupo Xaxado Novo.

Terça – 25/07 – Mulheres negras e forró cigano

A terça, 25, será dedicada às mulheres negras e do mundo. Pela manhã uma roda de prosa sobre as mulheres negras na história reconhece a expressão feminina na construção da cultura brasileira. À tarde é a vez das oficinas “Cadê o cantador?” (com Alessandra Leão), pandeiro e percussão corporal e oficina de catira. O show Peña Folclórica, com Doroty Marques e Turma que Faz (projeto comunitário de São Jorge com jovens da região) e a festa Forró Cigano, comandada pelos grupos Mawaca e Xaxado Novo, são as atrações desta noite.

Serviço
IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros e segunda semana do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Quando: 22 a 30 de julho de 2017
Onde: Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros, GO
Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br

Deixe uma resposta

1 + 15 =