5ª Jornada Nacional da IAM na diocese de São Miguel Paulista

Com o tema IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania, realiza-se a 5ª Jornada Nacional da Infância Missionária em todo o Brasil.

Por Garotada Missionária

Fundada na França no dia 19 de maio de 1843, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completará 174 anos de fundação. Para celebrar a data, a IAM em todo o Brasil celebrará sua 5ª Jornada Nacional, que este ano tem como tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”.

Na Diocese de São Miguel Paulista, na capital paulista, a celebração será no dia 27 de maio, e terá início com a realização do Bate Latas Missionário, que percorrerá três quilômetros nas ruas do bairro de Cidade Tiradentes; finalizando com a celebração da Santa Missa, onde as crianças e adolescentes ofertarão seus cofrinhos missionários que, este ano, serão destinados a projetos missionários na Oceania.

cartaz_jornada_diocesanamenorA expectativa é grande para o encontro. "Eu espero que vá muitas crianças para juntos rezarmos e fazermos muito barulho pelas ruas da Cidade Tiradentes.", partilha Dandara Isabel, de 13 anos, membro da IAM da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos.

"As crianças e adolescentes iniciam as atividades do ano já pensando na jornada. É um evento muito importante, pois anima a caminhada dos grupos da Infância e Adolescência Missionária.", informa Jane Caitano, assessora na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo a coordenação diocesana da Obra, é esperada a participação de cerca de 500 crianças e adolescentes. O evento é um momento de confraternização dos grupos da Infância e Adolescência Missionária, que saem às ruas para testemunharem sua fé e de compromisso concreto, já que é neste encontro que os membros da IAM levam suas ofertas coletadas durante todo o ano no cofrinho missionário e fazem um gesto concreto para uma instituição atuante na diocese.

A Infância e Adolescência Missionária
A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada em 1843 pelo bispo francês Dom Carlos Forbin Janson. A motivação principal para a sua fundação foram as cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao bispo, contando a realidade triste e dura das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono.

Diante destes problemas, Dom Carlos teve a ideia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China, convidando-as a rezar uma Ave Maria por dia e a doar uma moeda ao mês, suscitando o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes e desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade.

Hoje, a Obra está presente em todos os continentes, em mais de 130 países.

Programação da Jornada Missionária na Diocese de São Miguel Paulista
• 08h00 - Acolhida e café
Paróquia de Santa Verônica Giuliani
Rua Nascer do Sol, 391 - Cidade Tiradentes

• 09h00 - Oração de abertura

• 09h30 - Bate Latas Missionário

• 11h00 - Celebração da Santa Missa
Paróquia do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Av. dos Têxteis, 653 - Cidade Tiradentes

• 13h00 - Encerramento

TagsIAM

Deixe uma resposta

2 + dois =