IAM divulga cartaz da 5ª Jornada Nacional

5ª Jornada Nacional da IAM será celebrada no dia 28 de maio com o tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”

Por Assessoria de Imprensa das POM

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) acaba de divulgar o cartaz oficial de sua 5ª Jornada Nacional. A iniciativa acontece todos os anos no último domingo de maio, nas dioceses do Brasil, para marcar o aniversário de fundação da Obra, criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 19 de maio de 1843.
Em 2017, a 5ª Jornada Nacional da IAM será celebrada no dia 28 de maio com o tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”.

Acesse aqui todos os materiais da 5ª Jornada Nacional da IAM

“Cada Jornada destaca um Continente para conhecer melhor sua realidade de missão, rezar e enviar as ofertas das crianças e adolescentes”, recorda a irmã Patrícia Souza, secretária nacional da IAM. “Este ano estamos concluindo o ciclo dos cinco continentes e com alegria, os grupos da IAM estarão em comunhão com a Oceania, o Continente representado pela cor azul e pouco conhecido”.

cartaz-5jniam-3Cartaz
Cartaz 5JNIAM-3O cartaz da 5ª Jornada destaca o azul com as ondas que recordam a água, uma realidade predominante na Oceania, Continente formado por mais de 10 mil ilhas e banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. Na arte central, é o menino vestido de azul, representante da Oceania, quem carrega a Palavra de Deus. Ele caminha ladeado pelos representantes dos outros continentes ressaltando o compromisso das crianças e adolescentes em “tornar Jesus conhecido e amado” em todo o mundo.

A Oceania é formada por 14 países sendo a Austrália, Nova Zelândia e a Papua Nova Guiné, os mais conhecidos. Com cerca de 37 milhões de habitantes o Continente tem apenas 16 milhões de cristãos. O Cartaz destaca ainda o sol e elementos da natureza que lembram a biodiversidade e ao mesmo tempo a alegria, característica das pessoas que realizaram a sua experiência do encontro com Jesus Cristo.

Baixe aqui o cartaz

Atividades
Na Jornada é realizada uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes; entrega do lencinho e do escuto da IAM com a borda azul para recordar a Oceania e a coleta do Cofrinho com a oferta das crianças. Em seguida, os coordenadores conferem os cofrinhos e enviam o resultado ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF) que, por sua vez, destina o montante arrecadado para projetos em na Oceania.

Baixe aqui um modelo de celebração

As dioceses e paroquias já começaram a sua preparação para a celebração da 5ª Jornada da IAM conforme relata Marina Aranha, assessora da IAM em São Francisco do Sul (SC) “Aqui preparamos esse momento com muito carinho, com o coração cheio de gratidão por estarmos formando verdadeiros missionários com grandes ensinamentos que esta Obra nos propõe acredito que eles também se sentem valorizados e importantes, tendo a liberdade de colocar em prática seus dons”.

A pequena Alanna Duarte Pereira, 10 anos, participa da IAM na comunidade Santo Agostinho, paroquia São Cipriano no Espírito Santo. Ela ressalta a importância desse momento. “A consagração para mim é o compromisso maior com a Infância e Adolescência Missionária”.

Histórico
A 1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14). A Jornada foi celebrada na abertura do Ano da IAM no Brasil realizado entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014, e organizado para marcar os 170 da fundação da Obra.
A 2º Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 25 de maio de 2014 com o tema “IAM da América a serviço da Missão na África”.
A 3ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 31 de maio de 2015 com o tema “IAM na América a serviço da missão na Ásia”.
A 4ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 29 de maio de 2016 com tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa”

TagsIAM

Deixe uma resposta

5 × 5 =