Papa nomeia primeira mulher diretora dos museus do Vaticano

Barbara Jatta assume o cargo em 1º de janeiro.

Por O Globo, com agências internacionais

barbarajattaPela primeira vez na história uma mulher será a diretora dos Museus do Vaticano, que incluem a Capela Sistina com os famosos afrescos de Michelangelo. O Papa Francisco nomeou Barbara Jatta, uma especialista em história das artes, para o cargo. Ela assumirá em 1º de janeiro.

Os museus, fundados pelo papa Julio II no início do século XVI, abrigam obras de Michelangelo, Raphael e outros gigantes da Renascença, atraem turistas de todo o mundo. São formados por 54 galerias, com a Capela Sistina como último ponto de visitação. Em 2013 foram o sexto complexo de museus mais visitado do mundo, recebendo 5,5 milhões de turistas.

Jatta, de 54 anos, substituirá Antonio Paolucci, um renomado especialista em restauração que estava no cargo desde 2007. Paolucci tem 77 anos. Nascida em Roma, ela começou a trabalhar na Biblioteca Apostólica do Vaticano em 1996 e foi chefe do departamento gráfico até 2010, quando foi nomeada curadora do departamento de artes gráficas. Desde 1994 ela ensina história das artes gráficas na Universidade de Nápoles.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

2 × 1 =