Nossa Senhora Consolata celebrada em Curitiba

Missa festiva comemora o dia 20 de junho na capital do Paraná.

Por Paulo Mzé

O Seminário Filosófico dos missionários da Consolata, em Curitiba, PR, celebrou a festa solene de Nossa Senhora Consolata, padroeira dos missionários e das missionárias dos institutos fundados pelo padre José Allamano, no começo da noite do dia 20 de junho, segunda-feira.

S_044A celebração começou a partir das 18h30, com a eucaristia presidida pelo padre Carlos Ferreira dos Santos e concelebrada pelos padres Héctor Elias, Rbanus Mulati e Paulo Mzé, além da presença considerável de fiéis da Paróquia Santa Margarida, amigos e benfeitores. Padre Carlos dirigiu-se aos presentes na partilha da Palavra dizendo que o fundador dos missionários e das missionárias da Consolata era um homem profundamente mariano. Por isso, Allamano mesmo não chamando para si o título de Fundador, quis que os missionários e as missionárias da Consolata tivessem Nossa Senhora Consolata como Mãe e fundadora.

Padre Carlos lembrando os missionários que trabalharam, tanto na Paróquia Santa Margarida, quanto no seminário, agradeceu a todos pelo empenho e pelo dom da consagração a Deus e à missão.
Agradeceu ainda a todos os leigos que, ao mesmo tempo que participam da Paróquia Santa Margarida, também colaboram com o seminário na formação de futuros missionários. Aliás, missão que nas suas palavras é de todos, incluindo os próprios leigos, tal como nos vem orientando a Igreja.

Após a celebração, o padre Urbanus, reitor do seminário, convidou a todos para a segunda mesa da solenidade com a bênção dos alimentos para a confraternização que se seguiu.

O Instituto Missões Consolata foi fundado pelo Bem-aventurado José Allamano no dia 29 de janeiro de 1901. No mesmo dia, nove anos depois (1910), Allamano fundou as Missionárias da Consolata. O carisma de ambos os Institutos é a Missão Ad Gentes. No Brasil, os missionários estão desde 1937. Para saber mais, acesse o portal: www.consolata.org.br

Deixe uma resposta

2 × 5 =