Atlas do Câncer faz mapeamento da doença em todo o mundo

O médico ressalta ainda que este não é um livro médico, mas para todas as pessoas, com ilustrações e explicações bem objetivas e claras.

Por Joana Darc Lima, EBC

mamablog

Foi lançado nesta quarta-feira (16), em São Paulo, o Atlas do Câncer. O documento é uma espécie de mapeamento completo do câncer em todo o mundo.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, José Umberto Tavares Guerreiro Fragnani, explica que o Atlas do câncer é inédito porque traz não só informações técnicas, mas informações para todos, tanto profissionais de saúde, como para donas de casa, estudantes.

Segundo o médico, são informações sobre o risco do fumo, do consumo de bebida alcoólica, da necessidade do exercício físico, da dieta saudável, tudo numa linguagem acessível. "O objetivo desse atlas é atingir as pessoas quanto ao problema do câncer e como evitá-lo. Só para se ter uma noção do problema do câncer no Brasil e no mundo: a expectativa é que um em cada cinco brasileiros até os 75 anos de idade, desenvolva um tipo de câncer”, completa.

Mas a boa notícia é que a doença pode ser evitada de diversas maneiras, como uma dieta saudável, com o controle de peso, fazendo exercícios físicos, evitando o consumo de alimentos industrializados, muita carne vermelha, fazendo exames que detectem precocemente o câncer de mama, do colo do útero, do intestino grosso, etc.

O médico ressalta ainda que este não é um livro médico, mas para todas as pessoas, com ilustrações e explicações bem objetivas e claras.

O Atlas do Câncer é gratuito e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Ouça os detalhes desta entrevista sobre o câncer em todo mundo, ao programa Revista Brasil, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

Fonte: EBC

Deixe uma resposta

onze − oito =