Curso de Extensão em Missiologia prepara agentes de animação missionária

Por Tereza Brasil

capamissiologia

O Centro Cultural Missionário (CCM) realiza nos dias 16 a 26 de fevereiro, o terceiro módulo do 2º Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. A iniciativa que reúne 36 participantes de todo Brasil é promovida em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo (RS).

O curso oferece uma formação específica a leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, particularmente os coordenadores e membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidi).

O objetivo central do curso é qualificar e capacitar agentes de pastoral para a ação e a animação missionária em suas comunidades, dioceses e projetos além-fronteiras.

000 a a agrupo missiologiaA programação inclui três módulos, de dez dias cada um, ao longo de três anos. O primeiro módulo teve a abordagem do Anúncio da Palavra; o segundo foi a Comunidade em Missão e o terceiro traz o tema Testemunhas a serviço do Reino. O conteúdo da missão é tratado sob quatro enfoques: contextual, fundamental, pastoral e missionária.

Cada uma dessas perspectivas tem três abordagens: o desafio cultural, religioso e social no mundo de hoje (ótica contextual: os sinais dos tempos); as dimensões bíblica, eclesiológica e teológica (ótica fundamental: teologia da missão); as mediações da catequese, da liturgia e da paróquia missionária (ótica pastoral: os caminhos da missão); os âmbitos da comunicação, do diálogo inter-religioso e da educação à mundialidade (ótica missionária: as fronteiras da missão).

De acordo com os organizadores do curso, a formação de agentes que se dedicam à animação missionária, particularmente os que são chamados a coordenar Conselhos Missionários Diocesanos, é um fator básico para o desenvolvimento das atividades e para levar adiante um projeto de Igreja discípula missionária, na perspectiva do documento de Aparecida.

Os participantes são chamados a assumir um autêntico espírito missionário numa época em que essa dimensão é solicitada por todos os âmbitos eclesiais.

missiolirma1“O curso tem ampliado minha visão do que é estar a serviço de uma comunidade, ir além da paróquia, ir ao encontro do outro, onde Jesus me chamar.” Assim relata irmã Sirlene Almeida de Jesus, Sulinas de São Carlos, no momento morando em Tabatinga no Amazonas, fronteira por terra com a Colômbia e por água com o Peru.

Para a irmã o curso possibilita a capacitação para atuar com os povos ribeirinhos e indígenas, “Na questão da Amazônia, existe uma diversidade de raça, credo e aprendemos a levar a boa nova de Jesus abrindo um leque de possibilidades.”.

missiolpadre3O curso possibilita apontar pistas de ações e renovar o espírito missionário, ressalta o padre Elias Roque, da diocese de Nazaré em Pernambuco, Regional Nordeste 2. “É enriquecedor o convívio com pessoas de diversas regiões e do exterior. Crescemos como comunidade multicultural e aprendemos a viver como tal.”

Quanto ao conteúdo programático, padre Elias diz que desperta o desejo ardente de colocar em prática o que a igreja nos pede, ser testemunhas a serviço do Reino.

missiol3Para o missionário leigo, Gerson de Sá, da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho, Distrito Federal, o que chama a atenção para esse curso é abrir os horizontes para onde a igreja direciona, “a missão de evangelizar precisa ser flutuante e aberta ao povo e ao mundo.”

Gerson acredita que o conhecimento, a especialização e o cuidado com a missão, aperfeiçoa a animação missionária, “Já estou com uma grande expectativa da responsabilidade que vem depois de uma formação como essa. E agradeço a oportunidade de fazer parte desse chamado.”.

O curso vai conferir a todos os participantes o Certificado de Extensão reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Fique por dentro dos cursos oferecidos pelo CCM. Acesse www.ccm.org.br

Fonte: POM
TagsCurso

Deixe uma resposta

1 × três =