Missionários e missionárias da Consolata festejam aniversário de fundação

Missionários festejam 115 anos de fundação e Missionárias da Consolata, 106. O Bem-aventurado José Allamano fundou os dois Institutos, voltados para a Missão Ad Gentes.

Por Maria Emerenciana Raia

A data de 29 de janeiro é significativa paras os membros da família Consolata! É o dia de fundação dos Institutos dos Missionários e das Missionárias. O Bem-aventurado José Allamano fundou o Instituto Missões Consolata (dos missionários) no dia 29 de janeiro de 1901 e o das Missionárias da Consolata no dia 29 de janeiro de 1910.

aniversariofundacao3Em 2016 os missionários comemoraram 115 anos e as missionárias 106 anos de fundação. Uma celebração eucarística, presidida pelo Superior Regional da Consolata no Brasil, padre Luiz Carlos Emer destacou os jubilares religiosos: irmã Dirce Trainoti (25 anos), irmãs Maria Cecília da Silva, Doroti Sartor, Ana Paula Folletto, Matilde Guinosa e Evanilde Chiarelli (50 anos), padres Sabino Mariga e Adriano Prado, além de Lírio Girardi, que não estava presente (50 anos).

aniversariofundacao2A festa foi realizada na Casa Regional das Irmãs, próxima ao Horto Florestal, zona norte da capital paulistana. Padre Emer chamou a atenção na homilia para a videira e os ramos, tema do Evangelho. Para que permaneçamos unidos ao tronco. Pe. Emer abriu espaço para que os jubilares se manifestassem sobre como se sentem após tantos anos a serviço da Missão. Todos agradeceram ao dom da vida e a presença de Deus ao longo das experiências missionárias.

aniversariofundacao4Um presente especial foi programado para este dia: o lançamento do portal www.consolata.org.br
O portal contém as páginas IMC, MC, LMC, AMV e Revista Missões. Acesse e veja mais detalhes. Após a celebração e apresentação do novo portal, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização, com salgadinhos, doces e bolo.

Uma grande festa para um grande feito: José Allamano fundou os dois Institutos no mesmo dia, com um intervalo de nove anos! Hoje, os missionários e as missionárias estão espalhados ao redor do mundo, em quatro continentes.

Deixe uma resposta

três × 1 =