Comise de Mato Grosso realiza primeira Semana Missionária

Igreja em Mato Grosso: Terra de Missão

Por Michael Erlo *

A “Igreja em Mato Grosso: Terra de Missão” é o tema de semana especial que tem por objetivo fomentar o ardor missionário principalmente nos seminaristas do Regional Oeste II da CNBB que compreende oito dioceses e uma prelazia do estado.

A necessidade de uma Igreja missionária é motivo de debate por meio de palestras, testemunhos, momentos de oração, oficinas e experiências missionárias.

O evento acontece na Faculdade Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (SEDAC) em Várzea Grande (MT) onde estudam os seminaristas de Mato Grosso. As atividades que começaram nesta segunda-feira (19) se estendem até quinta (22) e incluem a oração do terço missionário; exposição de uma galeria de fotos retratando o histórico da Igreja em Mato Grosso; roda de conversas com testemunhos de religiosos e religiosas que desbravaram as terras mato-grossenses; tarde de espiritualidade; discussões acerca dos desafios missionários do Regional, entre outros momentos.

1-semana_missinoaria-1Foram desenvolvidas oficinas por diversos segmentos da Igreja como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Pastoral Carcerária, Pastoral do Migrante, Capelania Hospitalar, ANEC e Projeto Sonho Brasil. Depois dos debates os seminaristas foram à prática e visitaram o Hospital do câncer do Estado de Mato Grosso, o Presídio feminino de Várzea Grande, Escola estadual Dom Bosco e a Pastoral do Migrante.

O seminarista Vinícius Baquer que cursa o último ano de filosofia destacou que “a semana missionária nos provoca uma nova reflexão sobre as urgências da Igreja, de modo especial em nosso Estado e nos faz compreender que o padre diocesano de hoje deve ser missionário”.

O secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias participa da Semana Missionária com o tema “o presbítero missionário para uma Igreja em saída”.

O evento é uma iniciativa do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Oeste II em parceria com Faculdade SEDAC e apoio das Pontifícias Obras Missionárias.

*Seminarista da Diocese de Sinop.

Deixe uma resposta

três + nove =