Vice-superior geral da Consolata visitou Seminário em Curitiba

Padre Dietrich Pendawazima, vice-superior geral esteve no Seminário
em agosto
Por Job Masyula

O mês de agosto é dedicado às vocações. Foi um mês muito especial para o Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata, em Curitiba, Paraná. Em sintonia com o espírito do Instituto, espírito de revitalização e reestruturação, encsem título-0151menorerramos a formação no seminário onde funcionava a formação filosófica no Brasil desde o ano de 1984. Com a grande queda das vocações para a vida religiosa na América Latina e no Brasil, a casa de formação não correspondia mais à nossa realidade, pois se tornou um espaço muito grande que não favorecia um ambiente adequado à formação no estilo e espírito da nossa família.

No dia 1º de agosto, passamos a morar numa outra casa alugada, pertencente à congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, o seminário conta com a presença de quatro seminaristas, sendo que três terminam a sua formação na etapa de Filosofia neste ano e um está no primeiro ano.

Neste mês ainda, tivemos também a alegria de receber a visita do vice-superior geral, o padre Dietrich Pendawazima, que esteve conosco nos dias 14 e 15. Foi um momento de graça para nós. A sua presença foi providencial, pois no dia 14 a comunidade formativa realizou uma rica partilha comunitária. O nosso superior regional, o padre Luiz Carlos Emer também estava presente. No dia 15, inaugurava-se a formação na nova casa e ao mesmo tempo a entrada dos nossos três seminaristas na etapa do Postulado.

A celebração eucarística presidida pelo próprio vice-superior geral contou com a presença de muitos dos nossos paroquianos e amigos do seminário. Na sua homilia, Pendawazima deu uma breve apresentação da realidade das nossas presenças missionárias no mundo e agradeceu à comunidade de Curitiba que por mais de 30 anos acompanhou a formação e os missionários que por aqui passaram, apoiando-os com a sua amizade e trabalho missionário.

Admirou-se com o amor que a comunidade paroquial demonstra para com o seminário e ressaltou, "quando chegar em Roma, vou dizer ao superior-geral que o seminário filosófico saiu do seu lugar e o povo foi junto!" Agradeceu aos três postulantes pelo seu empenho na formação e pela nova etapa. Abençoou a nova casa e uma pequena festa preparada pelos paroquianos e amigos do seminário encerrou este momento de graça.

Fonte: revista Missões

Deixe uma resposta

dez + 16 =