Conselho Missionário de Seminaristas do Ceará planeja atividades e reforça espiritualidade

Por Assessoria de Imprensa POM / Comise Nordeste 1

Impulsionados pelo desejo de construir uma Igreja em estado permanente de missão e fortalecer a reflexão acerca da figura do missionário presbítero, a equipe executiva do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Nordeste 1 da CNBB planeja suas atividades.

A reunião realizada neste final de semana, dias 11 a 13 de setembro, na diocese de Quixadá, incluiu um dia de espiritualidade visando alimentar a vida missionária da equipe responsável pela animação das casas de formação do estado do Ceará. A iniciativa é parte da programação da equipe executiva e visa visitar as dioceses que ainda não têm Comise.

O dia de espiritualidade para a equipe do Regional foi assessorado pelo padre Acúrcio Barros, vice-reitor do Seminário São José do Crato, que falou sobre "ser cristão no mundo hoje para uma Igreja em saída". Esse dia deve acontecer para a equipe, a cada semestre no intuito de fortalecer a espiritualidade missionária. Em sua reflexão padre Acúrcio alertava que, "ou cultivamos uma identidade presbiteral missionária já nos seminários, ou isso não acontecerá fora dele, no exercício ministerial, pois o seminarista de hoje é o presbítero de amanhã".

Na ocasião foi formalizado o Comise do seminário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão da diocese de Quixadá. A equipe é composta por João Andrade (coordenador), Felipe Costa (secretário), Marcelo Pereira (tesoureiro), Matheus Ferreira (assessor de Comunicação) e Cleiton Soares (vice-coordenador).

"Este trabalho é de fundamental importância para a construção do nosso Projeto Ceará Missionário e principalmente para alcançar os objetivos da equipe executiva, pois esta diocese se encontrava muito distante dos trabalhos que se realizam em todo Regional", explica Davi Dias, vice-coordenador do Comise no Ceará. "O nosso desejo é termos, cada vez mais, um Ceará Missionário começando por nossos seminários e casas de formação", complementa Davi.

O reitor, padre Francisco e o bispo diocesano, dom Ângelo Pignoli, se mostraram abertos ao trabalho do Comise e deram total apoio à iniciativa. "Não tenham medo de anunciar Jesus Cristo, não se prendam aos documentos, caminhem na unidade, junto com vossos formadores e inclusive, animem vocês os formadores também, para que estejam abertos e não presos à missão somente na paróquia, na diocese, no Regional, mas dispostos a ir onde a Igreja precisa", disse dom Ângelo Pignoli. "Não tenham medo de servir e de dar a vida por Jesus. Tenham coragem, avante, vocês têm minha benção e oração", complementou o bispo.

O planejamento incluiu a definição do II Encontro de animação missionária para os seminaristas do Ceará marcado para os dias 17 a 20 de dezembro na diocese de Crateús. Na ocasião será feito o repasse do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas e do VII Formise do Nordeste, além da comemoração dos 50 anos do Decreto Ad Gentes durante as reflexões. Foi definida a programação, a entrega da carta convite para as dioceses e o projeto financeiro para o encontro.

Deixe uma resposta

dezessete − 11 =