Paróquia de Salto/SP realiza Caminhada dos Mártires e Pré-Grito dos Excluídos

Por Reinaldo Oliveira

Fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Salto/SP, realizaram no dia 29 de agosto uma Caminhada dos Mártires e um ato do Pré-Grito dos Excluídos. A coordenação dos eventos foi da Pastoral da Saúde e a reflexão foi sobre os temas: "Saúde e Vida para todos" e "Que país é este que mata a gente, a mídia mente e nos consome".

Participaram dos dois eventos, além dos agentes da Pastoral da Saúde, os missionários das Santas Missões Populares, lideranças de bairros, agentes das Pastorais Sociais e demais pessoas da sociedade civil. Durante os atos forma feitas três paradas, onde na primeira foi falado sobre a Dimensão Solidária - vivência e pertença samaritana junto aos doentes e setores da saúde pública e família.

Na segunda parada ima assistida da Pastoral da Saúde deu um testemunho sobre a importância do trabalho da Pastoral, focando a Dimensão Comunitária, quanto a promoção e educação para a utilização da saúde pública. Na terceira parada uma médica do serviço público de saúde, falou em defesa do SUS, e outras pessoas se manifestaram sobre a demora da conclusão de uma Unidade de Saúde do bairro.

Os dois eventos atenderam as orientações das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí, tendo sido acompanhados pelo pároco Adriano Zuclin, diácono, ministros extraordinários para a eucaristia, religiosos/as e agentes de pastorais. O encerramento foi com a celebração eucarística na Igreja Nossa Senhora do Cenáculo.

Importante lembrar que a Caminhada dos Mártires é uma manifestação mística e política , realizada pela igreja com o objetivo de lembrar e homenagear os mortos na luta na defesa de seus direitos. Já o Grito dos Excluídos é uma manifestação que acontece dia 7 de setembro - Dia da Pátria, dando voz e vez aos excluídos da sociedade para gritarem por melhores condições de vida e dignidade.

Deixe uma resposta

1 + 8 =