Curso Ad Gentes prepara 22 missionários além-fronteiras

Por Roseli Lara

Cinco países da África, além da Bolívia, Equador, Guatemala, Haiti e Israel receberão as 19 missionárias e três missionários, que até 27 de agosto, se preparam para serem enviados em missão continental. Eles participam de curso para missionários além-fronteiras, que ocorre no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.

A programação foi aberta em 2 de agosto, com apoio de estudiosos, especialistas e assessores do CCM e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação Ad Gentes para missionários que serão enviados ao exterior, apresenta a Missão sob novos paradigmas, com uma abordagem ampla, passando pelas dimensões humano-afetiva, bíblica, histórica, geográfica, antropológica, teológica e espiritual, levando em conta a pessoa do missionário, mas ao mesmo tempo, o povo que será destinatário da Missão e onde Deus também já está presente.

O padre Joachim Andrade, mestre em Antropologia e doutor em Ciências da Religião é especialista em religiões e contextos asiáticos.

Padre Joaquim, um dos assessores, enfatiza que este novo paradigma da Missão "leva em conta, uma religiosidade que nem sempre experimenta Deus como uma divindade do 'alto', mas como uma divindade que caminha com o povo que está na terra, ao contrário da religião de tradição judaíca, como é o caso do cristianismo".

Ele explica que, "a tradição judaica foi gerada no deserto, onde a vida não estava no chão, mas no alto, entretanto, em outros cenários onde da terra brota vida, Deus é experimentado no ambiente geográfico", assim diz, o missionário precisa conhecer esses aspectos diversos, para compreender as novas realidades, para onde é enviado.

O antropólogo ressalta também que a Igreja em Saída não é apenas a que vai em missão, mas também aquela que ''vai com malas pela metade', levando a bagagem inacabada do missionário, que irá se enriquecer com a bagagem do povo que o recebe".

"Nós estamos partilhando as nossas experiências a partir de três coisas: como tirar o sapato da minha cultura, para calçar o sapato do outro, enquanto eu vou fincar meus pés lá naquela cultura. Depois, como nós podemos nos tornar hóspedes na casa do outro, porque entro em outras terras, hóspede não tem poder, mas vai firmar uma relação com o anfitrião. E por último, entrar no jardim cultural do outro, onde há belas flores e erva daninha, precisa saber disso, para usar o método correto. Eu sou chamado a usar minha prudência para tirar a erva daninha e embelezar o jardim", completa padre Joaquim.

Outros pesquisadores e especialistas, assessores do CCM e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também assessoram o curso e apresentam diferentes campos do conhecimento, com objetivo de aprofundar as motivações pessoais, a compreensão da missão e os desafios missionários.

Os missionários (as) também já tiveram contato com a dimensão humano-afetiva da missão e contaram para isso, com a Irmã Maria de Fátima Morais, psicóloga, e assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Também colaborou a professora Susana de Oliveira, coordenadora do Curso do Centro de Formação Intercultural (Cenfi), que refletiu sobre a dimensão prática da missão.

Já o contato com a dimensão bíblica, teve como assessora a Irmã Tea Frigério, pós-graduada em assessoria bíblica, coordenadora do Programa de Formação do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi). Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos, professor de História da Igreja no Instituto São Boaventura, e de Sociologia e História no Centro Universitário IESB de Brasília, abordou a dimensão histórica da missão.

O padre Pascal Bekububo, especialista em Bíblia pela Catholic Theological Union de Chicago (EUA) e em religiões e contextos africanos, contextualizou a dimensão geográfica da missão.

Nos próximos dias do curso, o professor Mémore Restori, mestre em Teologia com especialização em Missiologia pelo Instituto Teológico São Paulo, abordará a dimensão teológica da missão. O padre Estêvão Raschietti, mestre em missiologia e secretário executivo do CCM, tratará sobre a dimensão espiritual da missão.

A formação será encerrada dia 27, com uma celebração eucarística.

Deixe uma resposta

dezenove + 12 =