Cuba quase pronta para receber o Papa

Por Rádio Vaticano

O branco e o amarelo, cores que identificam o Vaticano, adornam as estruturas montadas na Praça da Revolução para a missa que será celebrada por Francisco em 20 de setembro. O Pontífice aterrissará na ilha no próximo dia 19 e permanecerá até 22.

Depois de mais de 40 dias de trabalho, cinquenta operários pintaram e deram os últimos retoques nas quatro estruturas e uma sacristia erguidas especialmente para a celebração. Francisco presidirá a missa na mesma praça em que seus antecessores João Paulo II, em 1998, e Bento XVI, em 2012, o fizeram.

O Papa terá à sua esquerda uma enorme imagem de 36 metros de seu compatriota, o revolucionário Ernesto Che Guevara, morto na Bolívia em 1967. Na mesma praça, encontra-se também o monumento dedicado ao Pai da Pátria, Jose' Martí. Estão sendo ainda montados dois enormes painéis: um Cristo, na faixada da Biblioteca Nacional, e uma colagem de fotos de gestos de caridade e misericórdia realizados pelo Papa e por Madre Teresa de Calcutá, diante do Teatro nacional.

Outros dois estrados montados na praça serão destinado à imprensa, com capacidade para cerca de 200 jornalistas, e um quarto será usado pelo coro que cantará na missa, informa a AFP.

Cerca de 4.000 convidados especiais, inclusive o presidente Raul Castro, estarão presentes na cerimônia. Espera-se a participação de centenas de milhares de cubanos.

Na tarde daquele domingo, o Pontífice visitará Raul Castro no Palácio da Revolução. Segunda-feira, dia 21, viajará de avião para Holguín, 760 km a leste de Havana, antes de partir no mesmo dia para a vizinha Santiago de Cuba.

Seu programa prosegue na ilha até o dia 22, quando embarca para os EUA.

Deixe uma resposta

5 × 1 =