POM divulgam programação do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Por Roseli Lara

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram o programa oficial do evento, que ocorrerá de 9 a 12 de julho, na PUC/MG, no Auditório do Museu, em Belo Horizonte, com cerca de 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. A programação gira em torno de quatro palavras motivadoras: caminho, encontro, conversão e envio como Igreja "em saída".

A acolhida e credenciamento do 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas ocorrerá no dia 9, das 10h às 17h30, no Auditório do Museu. A cerimônia de abertura está marcada para às 18h, com boas-vindas e apresentação geral dos participantes, declaração e oração de abertura e memória do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas 2010.

Estão confirmados para a cerimônia de abertura, dom José Lanza Neto (Comire Leste 2), padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM; dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte; padre Nivaldo dos Santos, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib); o seminarista João Luiz do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e a Irmã Elsie Auzier Vinhote da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Em seguida, ocorrerá a apresentação do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas e hino do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

Conferências
"Os desafios da Missão para a formação do missionário presbítero", será o tema da primeira conferência do Congresso. Na sexta-feira (10) a programação inicia às 08h, com animação e oração, composição da mesa e apresentação dos conferencistas, bem como, a saudação da CRB. A conferência, com dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial da CNBB, inicia às 08h45.

Já a segunda conferência "Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero", com Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), inicia às 10h30.

Mutirões
Na sexta-feira a partir das 14h, no prédio 14 da PUC, ocorrem os mutirões coordenados, com 11 grupos e às 16h, a plenária com partilha. Após a saudação do Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP), será apresentada a síntese dos mutirões. A missa será celebrada às 18h15, no Auditório do Museu, encerrando a programação do dia 10.

Interpelações do papa
O programa do sábado (11) inicia às 08h15 com animação e oração. A composição da mesa e apresentação dos conferencistas será a partir das 08h40, precedida pela palavra do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Em seguida, a 3ª conferência do Congresso abordará "As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero", com o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB.

Às 10h30, inicia a 4ª. conferência "A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero", com o padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM).

"O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise)", será o tema da exposição do padre Jaime C. Patias (IMC), secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Em seguida, o congresso apresentará o testemunho dos seminaristas Anderson Costa Pereira (Nordeste); Fernando Paulo dos Santos (Leste 2); Josinaldo Plácido da Silva (Norte 1) e Gilberto Silva de Fraga (Sul 3).

No final da tarde de sábado, após a apresentação das síntese e conclusões do Congresso, os participantes se deslocam para celebração de missa, nas paróquias que os acolhem, seguida de confraternização com as comunidades.

Dia do envio

No domingo, os congressistas farão a partir das 08h, uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, com paradas para reflexões, testemunhos e orações. Às 11h, haverá a missa de encerramento e envio, presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG).

As expectativas são de uma verdadeira renovação na formação, como prevê, dom Esmeraldo Barreto "Seminários terão uma renovação missionária, com Congresso de Seminaristas".

Já o padre Jaime C. Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, acredita que "o Congresso será um momento propício para refletir sobre a formação missionária dos futuros presbíteros, partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novos caminhos para aprimorar a formação e as orientações da Igreja à luz da Palavra de Deus. Como fruto imediato, esperam-se o fortalecimento e a criação de Conselhos Missionários de Seminarista (Comises), experiências missionárias, além de outras iniciativas de formação para uma Igreja em saída".

Para informações acesse 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Deixe uma resposta

dez + 14 =