Personalidades do mundo religioso e político debaterão mudanças climáticas

Por Rádio Vaticano

Cerca de quarenta personalidades do mundo religioso e político participarão esta terça-feira, 21 de julho, em Paris - na sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental -, da "Reunião de Cúpula das Consciências" sobre o clima, promovido em vista da Conferência acerca das mudanças climáticas, que se realizará de 30 de novembro a 11 de dezembro, na capital francesa.

Entre os participantes do encontro desta terça-feira, o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson; o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I; e o diretor internacional das questões inter-religiosas do Comitê Judaico Americano, Rabino David Rosen.

A cúpula será aberta pelo Presidente da França, François Hollande; pelo Presidente da Irlanda, Michael Higgins; pelo Príncipe Alberto de Mônaco; e pelo ex-secretário geral da ONU, Kifi Annan. Também o fundador da Comunidade romana de Santo Egidio, Andrea Riccardi, tomará a palavra, reporta a agência Sir.

A reunião se concluirá na parte da tarde com o lançamento oficial de "um Apelo às consciências em favor do Clima", que será endereçado a "todas as pessoas implicadas na negociações climáticas e aos embaixadores presentes".

Segundo explicam os promotores do encontro, "impõe-se uma mobilização de todos os habitantes do planeta para enfrentar com bom êxito o desafio que a humanidade tem diante de si: limitar o aquecimento global".

"O tempo acabou, não é mais uma questão ecológica, econômica, política. É o futuro da humanidade que está em jogo", enfatizam.

Deixe uma resposta

19 − 7 =